ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pioneiro nos estudos de benefícios do café para a saúde falece em João Pessoa

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/08/2015

2 MIN DE LEITURA

1
0
Por Mariana Proença

Pioneiro nos estudos dos benefícios do café para a saúde humana, o médico e pesquisador Dr. Darcy Roberto Lima, nos deixou no último 24 de julho, em João Pessoa (PB) – a Revista Espresso tomou conhecimento nesta quarta-feira (12/8), por meio de nota oficial da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

De acordo com nota oficial da Abic, Dr. Darcy Roberto Lima era gaúcho de Cruz Alta, médico e escritor. Foi PhD em Medicina pela Universidade de Londres e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde pesquisou os efeitos do café na saúde humana há mais de vinte anos.

Ilustração: Gustavo Gialuca

Ilustração: Gustavo Gialuca

As pesquisas focavam o café como alimento funcional, nutracêutico e medicinal. Entre os primeiros estudos liderados por ele estava o Projeto Café e Memória, realizado entre 1986 e 1994 por um grupo de cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Foi na UFRJ, na década de 1980, que Darcy Lima e o prof. Luis Trugo, falecido 2004, começaram a estudar o café como alimento funcional, nutracêutico e medicinal.

Foram inúmeros os projetos idealizados e levados adiante por Darcy Lima, assim como é imensa a rede de médicos e pesquisadores que com ele trabalharam e que continuarão expandindo esses estudos, a exemplo do projeto Café e Coração, conduzido pelo InCor – Instituto do Coração, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Em parceria com a Abic, Darcy Lima desenvolveu o Programa Café e Saúde, que incluiu a publicação de Cartas Médicas, que eram enviadas periodicamente aos profissionais de todas as áreas e especialidades da saúde, e um programa de televisão veiculado no “Conexão Médica’, que, via satélite, chegava em 2007 a mais de 50 mil médicos de todo o Brasil, incluindo Faculdades e Escolas de Medicina e de áreas afins.

Autor de 101 Razões para Tomar Café
Em abril de 2010 chegava às livrarias de todo o País o resultado de anos de pesquisa do médico Darcy Roberto Lima. Direcionado aos apaixonados por café, o autor transformou seus estudos em conteúdo leve e inédito sobre a bebida e publicou, pela Café Editora, o livro 101 Razões para Tomar Café.

Foto: Divulgação
 
Foto: Divulgação


Com textos bem-humorados e informativos, a obra apresentava 101 motivos para quem não deixa este hábito de lado nem por um dia. Darcy contava a cultura do beber café e a presença dele no dia a dia, a história do grão em diversos países, o sabor por ele proporcionado e ainda fazia comparações com outras bebidas; por fim, destacava mais de metade das razões aos benefícios do café para a saúde.

“A coisa mais comum que todo homem gosta de fazer desde que acorda é tomar café, um ritual que repete a vida toda. E para se ter excelente qualidade de vida basta tomar café regularmente”, escreve o autor logo nas primeiras páginas.

Foi também autor de mais de 20 livros, sendo o último 101 Razões Para Tomar Café. A Revista Espresso se solidariza com a família e deixa os mais sinceros sentimentos. Ao que nos compete, daremos continuidade no objetivo de mostrar os benefícios do café para a saúde.

_______________________________________

Reportagem publicada na Revista Espresso – parceira do site CaféPoint
Este material jornalístico é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize as redes sociais abaixo, creditando a fonte.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WILLEM GUILHERME DE ARAÚJO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 13/08/2015

Grande perda para a cafeicultura nacional. Pessoas com esta visão nos dão esperança de que a cafeicutlura voltará a ter o respeito que ela merece. O Doutor Darcy Roberto, diferente de outros supostos lideres da cafeicultura nacional, este sim é um grande lider. Que descanse em paz!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures