ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Petrobras terá mais 2 fábricas de fertilizantes

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/03/2010

2 MIN DE LEITURA

2
0
Tido como estratégico, o setor de fertilizantes ganha investimentos na esteira da pressão do governo para reduzir a elevada dependência de importações, vista como entrave à expansão do agronegócio.

A estatal Petrobras, por exemplo, vai construir duas fábricas de fertilizantes nitrogenados à base de gás natural. Juntas, terão capacidade de produção de 5,8 milhões de toneladas/ano de ureia, composto orgânico rico em nitrogênio usado na fabricação de fertilizantes, obtido por meio do gás natural. A cifra corresponde a 90% do consumo do país em 2014 e 2015, quando as duas unidades devem entrar em operação. Hoje, as importações são o equivalente a 50%.

Em entrevista à Folha, a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Graça Foster, disse que o "objetivo principal" do investimento é dar um "destino nobre" ao excedente de gás que não é utilizado pelas termelétricas -atualmente, esse volume corresponde a 22 milhões de metros cúbicos/dia. "Vamos ao encontro do desejo do governo de produzir mais fertilizantes. Essas fábricas são tão importantes que eu queria já tê-las hoje", afirma.

Graça diz que o negócio é bom por dois motivos: a estatal vende produto de maior valor que o gás (o insumo para a produção da ureia) e põe no mercado a sobra do combustível. A ideia é acelerar a produção quando as térmicas estiverem paradas e estocar ureia, a ser vendida quando o setor elétrico demandar as usinas. "Não podemos ter sócios nessas plantas. Isso porque vamos ficar parados de acordo com a necessidade do setor elétrico."

Não há ainda uma definição final sobre a localização das fábricas de fertilizantes. Os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul ou Mato Grosso são os que têm mais chances, afirma Graça, devido à proximidade da malha de gasodutos e do mercado consumidor - duas condições que aumentam a rentabilidade do negócio.

Uma das unidades será um polo gasquímico para a produção não só de ureia mas também de insumos da indústria química de amônia e metanol -este usado na produção de biodiesel e cuja importação cresce rapidamente- e outras matérias-primas.

Minas e Mato Grosso do Sul disputam o investimento. Na semana passada, o governador mineiro, Aécio Neves, e o vice-presidente, José Alencar, estiveram reunidos na Petrobras para defender a instalação do projeto em Minas.

Devido ao gás natural, a "vocação" da Petrobras é produzir nitrogenados, afirma Graça, mas a companhia também estuda a extração de potássio no Amazonas. Estão em fase final estudos para quantificar e valorar as reservas. Com esses dados, diz a diretora, a Petrobras definirá como vai desenvolver o negócio -e, possivelmente, buscará sócios. Ela diz que a Vale é uma candidata natural devido à sua experiência no setor de mineração, embora ainda não tenham ocorrido tratativas.

Para obter a liderança no setor de fertilizantes no país, a Vale desembolsou US$ 5,7 bilhões na aquisição da Fosfertil e de duas minas de fosfato da empresa no país.

Assim como a Petrobras, a mineradora foi pressionada pelo governo para entrar no negócio -visto com bons olhos pelo mercado, pois reduz a dependência da companhia do minério de ferro. O governo influencia decisões na Vale por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e da Previ (fundo de pensão do Banco do Brasil), que controlam a empresa ao lado de Bradesco e Mitsui.

A reportagem é da Folha de São Paulo, adaptada pela Equipe AgriPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SILVIA LAYSE MENDES MACHADO

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 24/03/2010

Essa é uma boa notícia para a balança comercial do Brasil, que hoje tem um volume grande de importações devido á importação de fertilizantes. E é uma boa notícia para Minas Gerais que está nessa disputa para conseguir esses importantes investimentos sediando essas fábricas.
JOSÉ RICARDO SKOWRONEK REZENDE

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 23/03/2010

Oxalá as descobertas recentes de gás se transformem rapidamente em adubos nitrogenados consumidos em nossa agricultura, diminunido o déficit comercial do país e gerando empregos e impostos.

Att,

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures