ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisas com o café robusta no estado de São Paulo

POR JÚLIO CÉSAR MISTRO

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/10/2008

4 MIN DE LEITURA

3
0
Vários fatores vêm impulsionando o plantio e o consumo do café robusta (Coffea canephora), como é comercialmente conhecido, no Brasil e no mundo, entre eles: o alto potencial produtivo aliado ao reduzido custo de produção a valorização comercial, e os promissores mercados consumidores asiático e europeu, impulsionados pelo café solúvel. Estes fatores vêm despertando o interesse dos cafeicultores paulista, especialmente aqueles localizados em regiões mais quentes no estado, e da própria indústria paulista.

O Brasil é o segundo maior produtor de robusta (10 milhões de sacas), superado apenas pelo Vietnã (18 milhões de sacas). O estado do Espírito Santo é o maior produtor nacional, seguido por Rondônia, Bahia e Mato Grosso. Atualmente, não se planta comercialmente o robusta no estado de São Paulo, o qual é responsável por volta de 48% do café torrado consumido e 80% do café solúvel produzido no Brasil.

Cerca de 250 torrefadoras e três solubilizadoras estão em São Paulo, absorvendo aproximadamente 7 milhões de sacas/ano e gerando cerca de 9.000 empregos diretos. A busca desta matéria prima em outros estados brasileiros, principalmente no Espírito Santo, onera o seu preço final, devido a impostos e fretes.

A espécie C. canephora é diferente em alguns aspectos genéticos e agronômicos do C. arabica, entre eles:



De forma sucinta, a espécie C. canephora, diferentemente do arábica, é dividida em dois grupos: Guineano, representado pelo Conilon, e Congolês, representado pelo Robusta. A sua região de origem está abaixo de 400 metros de altitude, porém há robustas encontrados acima de 1.000 m.

O Instituto Agronômico do Estado de São Paulo (IAC/APTA), localizado em Campinas, é o responsável pelas pesquisas com o café robusta. O IAC possui um vasto e rico banco de germoplasma desta espécie, fruto do trabalho realizado no passado por pesquisadores do instituto, entre eles Dr. Lourival Carmo Mônaco e Dr. Edmundo Navarro de Andrade. Neste banco, que é o alicerce para o desenvolvimento de novas cultivares, há materiais introduzidos de diversa regiões, entre elas Costa Rica, Indonésia e do próprio estado do Espírito Santo no Brasil.

O IAC, juntamente com os Pólos Regionais de Mococa, Adamantina e Pindorama, vem trabalhando nestes anos na identificação das melhores plantas deste banco, as quais servirão como ponto de partida no desenvolvimento de uma cultivar. Estes materiais estão sendo estudados em experimentos instalados em várias regiões do estado de São Paulo, principalmente em regiões abaixo de 500 metros de altitude, tais como Adamantina, Parapuã, Pacaembu, Matão, Pindorama, Lins, entre outras.

Alguns experimentos também serão instalados em regiões mais altas, acima de 700 metros. Os clones que sobressaírem serão agrupados, pois no robusta é necessário o plantio de mais de um clone para ocorrer a produção de frutos, e então avaliados em ensaios regionais antes do seu lançamento comercial. Atualmente, o IAC está na fase de avaliação dos clones oriundos das seleções das plantas matrizes do banco de germoplasma.

Estas avaliações, agronômicas e químicas, serão realizadas durante cinco anos para posterior agrupamento e ensaio regional dos clones promissores. Isto levará cerca de quinze anos até o lançamento comercial de uma cultivar clonal. O IAC também está fazendo experimentos em condições de sequeiro e irrigado.

Atualmente, os interessados em iniciar imediatamente o plantio comercial de robusta, deverá fazê-lo com clones comercializados no Espírito Santo e de forma gradual, isto é, plantios em áreas pequenas, irrigadas e ausentes de nematóides. Vale lembrar que o cafeicultor paulista é acostumado com a cultura do arábica, a qual difere em alguns pontos do robusta, principalmente no modo de plantio, colheita, condução (podas e desbrotas) e secagem.

A Cambuhy Agrícola Ltda, localizada em Matão/SP, foi a primeira propriedade paulista a experimentar o plantio de café conilon no estado. Atualmente a Cambuhy Agrícola possui cerca de um milhão de pés de café, todos do tipo arábica, entre eles Mundo Novo, Catuaí, Icatu e Bourbon. O diretor geral da empresa, José Luiz Amaro Rodrigues, foi o grande responsável por tal iniciativa. Este plantio foi realizado no dia 13 de outubro, com clones capixabas, em uma área de 8 ha (cerca de 22.000 pés), ferti-irrigada e livre de nematóides.

Em novembro, a Fazenda Tiveron, localizada em Adamantina/SP, estará plantando 6 ha de café conilon (cerca de 17.000 pés), com mudas oriundas do Espírito Santo, ferti-irrigada e livre de nematóides. O proprietário da fazenda, Edson Frasson Teixeira, está otimista em relação ao desenvolvimento da cultura na região da Alta Paulista.

É importante ressaltar a parceria realizada entre o Centro de Café do IAC e algumas propriedades particulares, nas quais foram instalados experimentos de café robusta, visando a seleção de materiais promissores para região. Entre elas estão as Fazendas São José (em Parapuã), a Estância Água Clara (Lins) e a Cooperativa CAMDA (Adamantina), além das fazendas Cambuhy Agrícola e Tiveron.

Outras propriedades do interior paulista já demonstraram interesse neste sentido, inclusive em locais de altitude acima de 700 m, o que só vem a contribuir para a pesquisa e cafeicultura paulista. Há necessidade ainda de se realizar um estudo econômico da cultura (em conjunto com o IEA e o IAC), a fim de confirmar os baixos custos de produção, aliado a alta produtividade, obtidos pelos cafeicultores capixabas.

Figura 1. Área experimental na Fazenda São José, em Parapuã (SP), instalada em 2007.



Figura 2. Área experimental na CAMDA, em Adamantina (SP), instalada em 2007. O plantio de robusta foi realizado entre linhas da cultivar de arábica Obatã IAC 1669-20.



Primeiro plantio comercial de café conilon no estado de São Paulo na Cambuhy Agrícola (2008). Da esquerda para a direita: Ari de Camargo (Técnico Agrícola - IAC/APTA), Miguel Donegá (Técnico Agrícola - Cambuhy Agrícola) e Júlio César Mistro (Pesquisador Científico - IAC/APTA).

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LEOPOLDINO FIGUEIREDO JÚNIOR

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/11/2008

Acho ótimo que produtores do Estado de São Paulo despertem interesse pelo Conilon. A demanda por café só tende a crescer, mas a demanda especificamente pelo Conilon para a indústria tende a crescer bem mais. Essa é a verdade que venho constatando em trabalhos de consultoria para indústrias de solúvel no Equador e México.

São Paulo entrando como produtor de canephora, agiliza nossa participação nesse concorrido mercado mundial, não deixando muito espaço para que outros países se estabeleçam antes de nós. O Estado do Espírito Santo poderia estar produzindo mais. Tem tecnologia, material genético e muita experiência, mas há gargalos. Muitos produtores não se desapegam da idéia de quantidade de área, em vez de produção intensiva. Falta dinheiro também. E já há falta d`água em momentos críticos em muitas microregiões do Estado, além de outros fatores.

Testamos o Conilon a 800m acima do nível do mar, em uma região só de Arábica e os resultados foram excelentes, tanto em termos de produtividade, quanto de qualidade da bebida. Estamos aqui para participar desse novo passo da cafeicultura paulista e, humildemente, oferecer o pouco que aprendemos até agora.
RAPHAEL PASSAGLIA AZEVEDO

AREIA - PARAIBA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/11/2008

Gostaria de saber se é possivel eu saber o e-mail do pesquisador Júlio César Mistro, para que eu possa tirar algumas dúvidas sobre a pesquisa do robusta em sp. obrigado.
ALBINO JOÃO ROCCHETTI

FRANCA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/10/2008

É óbvio que o IAC, sendo um órgão oficial de pesquisa agronômica tenha a abrigação de pesquisar tudo o que há de novo no mundo agrícola e fornecer informações aos agricultores interessados, não só do estado de São Paulo, como para todo o Brasil, com vem fazendo há mais de cem anos.
Como cafeicultor de Arábica, fico apreesnsivo com este avanço do Robusta!
Não critico a iniciativa da pesquisa, mas sim aqueles que estão enxergando no Robusta uma tábua de salvação.
A estes eu recomendo a leitura do livro "A GUERRA DO CAFÉ", de Lúcio Caldeira (anunciado também neste site). Creio que o citado livro poderá ajudar na tomada de decisão de quem pretende plantar Robusta em São Paulo.
Leiam e reflitam!
Albino J. Rocchetti - Franca - SP

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures