ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa diz que Brasil vai consumir mais café do que EUA em 2014

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/08/2014

4 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes

Neste mês de agosto, a empresa de pesquisas Euromonitor International, divulgou a informação de que o consumo brasileiro de café ultrapassaria o do atual campeão no seguimento, Estados Unidos. Segundo a empresa, o Brasil chegaria a consumir 1,03 milhão de toneladas de café industrializado em 2014, deixando para trás seu rival norte-americano.

Foto: Felipe Gombossy/ Café Editora
 
Foto: Felipe Gombossy/ Café Editora

O número é confirmado pela Associação Brasileira de Indústria de Café (Abic). Segundo o diretor executivo da instituição, Nathan Herszkowicz, o consumo nacional de fato deve alcançar 1,03 milhão de toneladas de café industrializado em 2014. A Abic, contudo, não confirma a chegada do País ao primeiro lugar do ranking em 2014. “Há anos o consumo deles estava estagnado e o nosso crescendo, mas agora o consumo dos Estados Unidos passou a crescer também. Então, nós não podemos dizer que nós vamos ultrapassa-los”, explica Nathan. A Abic acompanha, para base de comparação, pesquisas realizadas por instituições como o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), que espera que o consumo norte-americano de 2014 atinja o recorde de 25,4 milhões de sacas, 1,8% mais do que na safra anterior, por isso a diferença.

O consumo brasileiro monitorado pela Abic vem apresentando outros dados que chamam a atenção da Associação. O consumo dos cafés de qualidade tem tido desempenho superior ao próprio consumo geral. Em 2014, a parcela de cafés gourmet deve ter incremento de 15%, frente aos 2% a 3% que devem ser conquistados pelo consumo total. “O setor de cafés gourmet tem crescido a dois dígitos há muito tempo”, relata o diretor da Abic, que conta com 130 marcas registradas como gourmet.

Acompanhe o desempenho do consumo total brasileiro de café, até o ano de 2013, segundo pesquisa realizada pela Abic:


Para gerar informações que estimulem o setor e a entrada de cafés de melhor qualidade, a Abic faz periodicamente pesquisas para acompanhar a importância de cada seguimento de café, dentro de supermercados. “No início dos anos 2000 não havia cafés gourmet nas prateleiras do supermercado”, revela Nathan. A constatação foi feita pelo Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé – SP), em junho de 2000, quando começou a ser realizada a pesquisa quinzenal, em 15 supermercados na cidade de São Paulo, para acompanhar a entrada de cafés superiores gourmets nas áreas de venda.

Hoje, de acordo com Nathan, os números comprovam a melhoria no setor. “O que a gente percebe é que os cafés superiores ocupam, em média de 8 a 9% da área da categoria cafés”, conta. O diretor compara o consumo de café ao de outra bebida que ganhou status por seus seguimentos de qualidade, o vinho, e explica que hoje, só o programa da Abic conta com 130 marcas registradas como gourmet.

Falta marketing institucional
O tema da estiagem que abateu regiões produtoras no início do ano não deixa de ser abordado em todas as pontas da cadeia. Segundo o economista João Batista Staut, que trabalha em comércio exterior e marketing há 20 anos e é sócio da empresa P&A, “o sentimento para o ano de 2015 é de uma safra também modesta, porque os cafezais sofreram com a seca de janeiro/fevereiro e março. Pouquíssimas chuvas em junho. Período de floração com profundo déficit hídrico”.

O ritmo da procura por mais qualidade, no entanto, não deve cair. “Quanto ao consumo de cafés especiais, a demanda continua crescente para os bons cafés brasileiros de preparo muito bem feito. Eu noto que os compradores que começam a comprar cafés brasileiros de qualidade tendem a incrementar seu volume de compra ao longo dos anos”, explica Staut, que tem larga experiência em análise sensorial de café e na área de qualidade e exportação do grão.

No mercado interno, ele também nota avanços. “Internamente, nós temos indicativos de que continuam os investimentos, principalmente de produtores em agregar valor aos seus cafés, até para torrá-los”, afirma Staut. Ele ressalta a qualidade do grão nacional que pode ser utilizado em uma preparação de espresso, filtro ou ser mesclado. “Um café flex, pode ter vários bons usos. Se a pessoa souber escolher bem o café brasileiro terá um produto bom em suas mãos”, completa.

Contudo, a respeito do marketing brasileiro, a opinião de Staut é que ainda deixamos a desejar. “Não há marketing de cafés institucionais brasileiros, com raras exceções. O marketing está parado, apesar de o governo ter recursos específicos para a cafeicultura”, explica.

Nesse sentido, a falta de trabalhos consistentes para incentivar a divulgação de produtores de qualidade superior é tida como ponto frágil da cadeia nacional. “Poderia haver um crescimento considerável se houvesse um investimento em marketing mostrando ao consumidor esses cafés melhores”, diz Staut. “Falta investimento nesse sentido para atrair o consumidor interno aos bons cafés. O jovem toma café hoje e não gosta, porque na maioria das vezes tem acesso a um grão ruim ou mal torrado. Ele tem tantas opções de outras bebidas que se você oferecer um café sem qualidade, ele não vai querer”, finaliza Staut, sobre o caminho sem volta na busca do consumidor por qualidade.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures