ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pergunte ao Meteorologista!

POR CELSO OLIVEIRA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/11/2012

2 MIN DE LEITURA

2
0
O CaféPoint perguntou a Celso Oliveira, Meteorologista da Somar Meteorologia: Qual a previsão meteorológica para as próximas semanas no Brasil?

Celso Oliveira respondeu:

"Prezada Equipe CaféPoint,

A volta das chuvas regulares sobre as principais regiões cafeeiras de São Paulo e Minas Gerais vem propiciando uma elevação dos níveis de água no solo e, com isso, na grande maioria das regiões, esses índices ultrapassam os 75 mm. E com os solos apresentando bons níveis de umidade, os cafezais voltaram a vegetar satisfatoriamente, elevando os índices de área foliar e favorecendo o desenvolvimento e crescimento dos grãos. Além disso, o tempo nublado deixa a temperatura mais amena do que em outubro, o que também ajuda no desenvolvimento das plantas e dos grãos de café que se encontram na fase de chumbão.

Porém, na região da Zona da Mata mineira e também em algumas regiões serranas do Espírito Santo, as fortes chuvas ocorridas na semana passada levaram prejuízos aos produtores. Houve queda prematura de grãos recém formados. Ainda não foram contabilizadas as perdas, mas o que tudo indica, elas não serão grandes, apenas pontuais e que não deverão influenciar negativamente na produção total da região.

E como estão previstas mais chuvas para os próximos dias em praticamente todas as regiões cafeeiras de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento vegetativo da planta e também o desenvolvimento dos grãos. Não havendo anomalias que possam comprometer o desempenho das lavouras nesses próximos 10 dias e durante boa parte do mês de dezembro.

Mas pensando um pouco mais além, vale lembrar que estamos sob domínio de uma neutralidade climática. Ou seja, neste momento, não temos influência nem do El Niño nem do La Niña. Isto implica em um verão caracterizado pela presença constante de frentes frias paradas sobre a costa do Sudeste, deixando o tempo chuvoso por um período prolongado (sistema chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul). Se neste momento momento, estas chuvas fortes e constantes baixam a temperatura e aumentam a umidade do solo, favorecendo o desenvolvimento do café, mais para frente, poderemos observar inversão deste quadro favorável por conta do excesso de umidade e baixa insolação. Para a Mogiana e Sul de Minas Gerais, por exemplo, simulações meteorológicas americanas chamadas de CCM3 indicam precipitações acima da média e temperaturas ligeiramente mais baixas que o normal para janeiro, fevereiro e parte do mês de março de 2013."

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!

Você pode acompanhar aqui nosso boletim semanal.






A Somar Meteorologia responde pontualmente às dúvidas meteorológicas enviadas por vocês, leitores. A seção é comandada pelo meteorologista Celso Oliveira (foto), responsável pela página Clima de nosso portal desde 2006, com apoio do agrônomo Marco Antonio do Santos.

CELSO OLIVEIRA

Bacharel em Meteorologia e mestre em Agronomia pela Universidade de São Paulo. Meteorologista da Somar Meteorologia desde 2001. Celso é Responsável pela parte de Meteorologia da página Clima do CaféPoint desde 2006.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTONIO CARLOS ARIBONI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/11/2012

Mas na região de Socorro, Estado de São Paulo, perto da divisa do sul de Minas, as chuvas estão bastante escassas e a situação é preocupante. Temos tido temperaturas altas durante o dia com quedas bruscas à noite. Se não chover nos proximos dias a situação pode prejudicar bastante a próxima safra.
GUILHERME LUIZ NAVES ALVES

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/11/2012

gostei muito

poderiam continuar a nos presentear com estas grandes informações

Obrigado

Guilherme Alves

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures