ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PEC/Café apresenta novos projetos para 2010

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/02/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
Com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES), Alberto Duque Portugal, representantes das instituições que compõem o Comitê Gestor do Polo de Excelência do Café (PEC/Café) apresentaram um resgate das ações durante os dois anos de atuação para orientação de diretrizes futuras. A reunião foi realizada na quinta-feira (28), na reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Na avaliação de Portugal, para garantir a continuidade da política de fomento aos polos de excelência, torna-se necessário a consolidação de um programa estratégico e impactante, que traga efetivamente a diferenciação e valorização do PEC/Café frente ao setor. Segundo Portugal, o fomento a novos programas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) visa promover condições para fortalecer a competitividade sustentável do agronegócio café tornando Minas Gerais como referência na sociedade do conhecimento.

Os novos projetos deverão ser apresentados até março de 2010, sendo apresentadas à SECTES por meio do PEC/Café. As propostas devem estar alinhadas aos três projetos estruturantes do PEC/Café: Negócios Inovadores, Alinhamento Estratégico e Capacitação de Recursos Humanos, descritos em seu Plano de Negócios. Os valores disponíveis para estes novos projetos ainda não foram definidos.

Com ênfase em inovação, o PEC/Café serve como articulador entre os elos governamental, empresarial e acadêmico, visando consolidar grupos multidisciplinares que agreguem valor ao sistema agroindustrial do café mineiro.

Para o gerente executivo do PEC/Café, Edinaldo José Abrahão, um dos desafios a serem contemplados nesta nova programação de projetos está o georeferenciamento do parque cafeeiro, com a caracterização das regiões produtoras e do potencial de composição de blends apreciados pelos países consumidores, confrontando com o café produzido nos 59 países do mundo.

Dentre os resultados já alcançados, destacam-se os projetos: Biofábrica de mudas clonais por estaquia, Biofábrica de agende protetor contra fungos do cafeeiro, Biofábrica de mudas clonais por embriogênese somática, Plataforma tecnológica de negociação online de café, Colheitadeira compacta de café para a cafeicultura de montanha, Classificação de defeitos por meio de espectrogramas, Sistema de apoio à decisão para diagnose e manejo de doenças, pragas e deficiências minerais do cafeeiro, Articulação Virtual do Café e Índice de Adequação à Sustentabilidade.

As informações são do PEC/Café, resumidas e adaptadas pela equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures