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Paulo Henrique Leme fala de rotulagem de café especial

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/02/2011

2 MIN DE LEITURA

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O colaborador do CaféPoint Paulo Henrique Leme, Consultor em Marketing estratégico no Agronegócio pela P&A Marketing International, enviou um comentário ao artigo "Desafios da cafeicultura no marketing: Os Novos Cafés do Brasil", falando sobre a rotulagem de cafés especiais. Abaixo leia a carta na íntegra.

"Caro Sérgio,

A rotulagem de produtos com características "especiais" é muito complexa e onerosa. Por exemplo, quem pode provar que um chocolate suíço é de primeira qualidade? Você até pode mandar fazer uma análise, mas no fim das contas, é o consumidor quem vai decidir se o chocolate é muito bom mesmo e vale o preço diferenciado.

Veja bem, até no caso da IN16, onde a questão é avaliar o nível mínimo de qualidade do café existe controvérsia quanto a avaliação sensorial. Ou seja, até pra definir o que pode ser um mínimo aceitável de qualidade existe debate, imagine no caso dos cafés especiais!

É por isso que existem alguns padrões estabelecidos por agentes privados, como a SCAA e a ABIC (com o Programa de Qualidade do Café - PQC). Neste caso, o próprio torrefador, exportador ou produtor interessado paga, do seu bolso, para fazer a análise. Existe portanto uma questão de confiança. Posso lhe garantir que nenhum importador japonês irá comprar novamente um café de qualquer exportador que tenha entregado um café diferente da nota obtida pela metodologia da SCAA na amostra enviada.

Por outro lado, a entidade privada que regula a norma tem o interesse de fiscalizar os laboratórios e provadores para ver se estão respeitando os padrões estabelecidos. Afinal, de que adianta uma série de requisitos e padrões se o mercado não confia neles?

Nós poderíamos até sonhar com um "super programa de rotulagem e análise da qualidade de todos os tipos de café", seria lindo, mas seria incrivelmente caro também. Aí eu lhe pergunto, será que todos os tipos de café existentes precisam de uma análise tão detalhada? Quem pagaria a conta? O governo? Os produtores? Acho complicado.

Na verdade, a grande briga Serginho, é para mudarmos os padrões de análise do mercado, parar de classificar os cafés por seus defeitos e começar a classificar pela qualidade. Isso é uma coisa que os produtores organizados, em associações e cooperativas poderiam incentivar.

Veja bem a diferença, neste caso, não estamos fiscalizando nada, pelo contrário, estamos mudando o sistema de comercialização como um todo. Todos poderão ganhar com isso! Quem irá perder dinheiro são os especuladores que compram café barato de produtores que não conhecem a qualidade de seu produto e o revendem a preços exorbitantes como café especial. Não os culpo pela prática, afinal, estão sendo espertos. O produtor de café é quem deveria se preocupar em vender melhor seu produto.

Vejo portanto, que a rotulagem de cafés especiais é uma ferramenta com baixo custo-benefício, pois sua implementação no mercado seria praticamente impossível de tão onerosa.

Precisamos é ensinar nossos produtores, pequenos, médios e grandes a separar as qualidades de seus cafés para poder vender melhor seus produtos. O jogo da barganha precisa ficar equilibrado. Os produtores das Matas de Minas estão começando a planejar uma virada nesse jogo com a ajuda do Sebrae-MG.

Um abraço,

Paulo Henrique Leme (PH)"

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FRANCISCO SÉRGIO LANGE

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO

EM 02/02/2011

Caro Paulinho,

Quando falo de rotulagem, quero simplesmente falar de definição, ou seja, definirmos exatamente o que esta la dentro daquele pacotinho. No caso dos especiais, precisa ficar muito claro que , dentro daquele pacotinho não temos apenas café, temos varios outros produtos que influenciam diretamente na sua produção como por exemplo, respeito pelo meio ambiente, respeito por quem produziu e como foi produzido , certificação,
rastreabilidade, fidelidade e agora por ultimo, origem entre outros.
Portanto Paulinho, ROTULAGEM passa a ser então, um tema de exrema importancia para nos produtores de cafes especiais.
Quando voce cita a SCAA e a ABIC é claro que suas metodologias são fundamentais nesse processo de definição mesmo porque, é na SCAA que nos produtores de cafes especiais nos baseamos e assim,´podemos com todo respeito e certeza, afirmarmos que, um especial precisa necessariamente ser um gourmet mas um gourmet não precisa ser necessariamente um especial.
Outro fator importante que nos remete à rotulagem é, a regulamentação do mercado, veja como exemplo a comercialização de palmitos, depois que o jussara foi proibido de comercialização é praticamente impossivel voce encontrar este tipo de palmito no mercado
e isto não foi aceito apenas pelo fator preservação ambiental foi aceito porque se a policia ambiental encontrar um vidro deste palmito em qualquer comercio certamente seu proprietário terá serissimos problemas.
Portanto Paulinho, este tema da Rotulagem precisa ser discutido e melhorado mesmo porque, tanto na IN8-MAPA como no Selo de Qualidade de Produto Paulista como tambem na IN16 o mesmo, encontra-se relacionado.
Solicito agora, a voce e aos demais colegas deste site, que nos ajudem a definirmos então, o que é ROTULAGEM.

Saudações.

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