ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Parceria água-café pode potencializar sabor do café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/07/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
O bê-a-bá da escola sempre foi taxativo quanto às características da água: insípida, inodora e incolor. O último aspecto é claramente um acerto. Com os dois primeiros, no entanto, já se prova o contrário. Dependendo da origem do aquífero, que pode ser natural ou de fontes artificialmente captadas, e da composição físico-química, ela apresenta qualidades de sabor e odor perceptíveis na degustação.

Para ganhar o status de premium a fonte deve ser de origem demarcada e ser sempre acompanhada para checagem de vulnerabilidades, ou seja, para que nenhum fator possa adulterá-la. Além disso, precisa possuir mineralidade de bicarbonato mínima de 120 mg, transparência no rótulo com informações acessíveis ao consumidor, preservação ambiental da fonte e ser digestiva e hidratante. Com estes aspectos, em uma mesa farta ela é o centro das atenções. É a primeira a entrar e a última a sair e ajuda a quebrar as gorduras dos alimentos.

Dois especialistas, muitas possibilidades

Combinada ao café não é diferente e contribui para realçar as particularidades da bebida. Limpa o paladar para a chegada da bebida e potencializa qualidades, sejam elas positivas ou negativas, no caso de uma escolha infeliz. Antes de formar a dupla, porém, é preciso conhecer os seis aspectos técnicos observados na degustação de águas gourmet.

O técnico sensorial de bebidas e alimentos, Renato Frascino, e o especialista em café e proprietário da cafeteria paulistana Cespresso, Caio Ferrari, indicam o caminho para perceber as nuances delicadas da bebida. Atenta-se para a visão, de olho na translucidez da água, no tamanho das bolinhas formadas e na duração delas no copo. Depois o olfato, sentindo os aromas possíveis que a natureza empresta ao líquido. A seguir, o paladar busca a acidez dos minerais, a cremosidade, a doçura, o salgado e o amargor que também podem ser observados. Também se sentem o corpo, o equilíbrio da bebida e o aftertaste ao final.



A água pode ser mineral sem gás ou gasosa natural ou artificialmente. Com o café, ambas podem funcionar melhorando a experiência de sabor. O ideal é que o consumidor, perdido entre tantas opções, escolha dois ou três produtos e deguste com o café de sua preferência, descobrindo as sensações que mais o agradam. Recentemente, a suíça Nespresso lançou um código de harmonização entre café, água, chocolate e destilados, o Coffee Codex (ainda sem tradução para o português). A publicação, voltada a chefs e sommeliers, é como um norte no mar de informações de sabor, levando em conta combinações por aproximação e oposição.

Por que beber água com gás antes do café? Para sentir todas as nuances; limpar a boca e abrir as papilas gustativas. Na harmonização, a água é consumida também após a ingestão do café, dessa forma afloram novas descobertas sensoriais.

Pelo método de aproximação, realizamos uma harmonização com dois cafés e seis águas distintas com o objetivo de desbravar o novo universo de duas bebidas milenares. Com a orientação de Renato e Caio, degustamos as águas em copos apropriados (borda aberta para água sem gás e borda fechada para gasosa), em temperatura de 12 ºC (água sem gás) e 10 ºC (água com gás). As primeiras somaram sua presença a um café da região de Alta Mogiana (SP), com acidez acentuada e aroma de chocolate e frutas secas. Já as águas com gás foram harmonizadas com um café de Serra Negra (SP), natural, com doçura presente e aroma floral e frutado.



A matéria é do Portal Espresso, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures