ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Panorama de colheita e comercialização do café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/07/2008

4 MIN DE LEITURA

0
0
Minas Gerais

Na região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Caratinga (Coopercafé), na Zona da Mata de Minas Gerais, a colheita do café da safra 2008 continua evoluindo lentamente. Segundo o gerente de comercialização da Cooperativa, Paulo Tavares, os trabalhos avançaram pouco menos de 5% nos últimos dias, enquanto os produtores continuam encontrando dificuldades na escassez da mão-de-obra.

Hoje, estima-se que 40% a 45% da safra já tenha sido colhida na região. A comercialização, por sua vez, também está devagar, enquanto um pequeno volume de grãos chega à cooperativa. "No momento, só vende o produtor que tem necessidade de fazer caixa. São 40 ou 50 sacas aqui e ali. Mas, espera-se que em setembro ou mais para o final do ano o volume de negócios aumente", afirmou Tavares. Projeta-se que dos 45% colhidos nesta safra, 5% já tenham sido comercializados.

Segundo o vice-presidente do Conselho das Associações de Cafeicultores do Cerrado (Caccer), Wílson José de Oliveira, cerca de 40% da safra de café no cerrado mineiro foram colhidos. No ano passado, entretanto, a colheita estava em torno de 50% a 60%, dentro da normalidade para a época. A previsão é de que até o final de setembro os trabalhos estejam encerrados.

Segundo Wílson, a comercialização de café no cerrado mineiro segue um ritmo muito fraco. A procura dos compradores é acima da normalidade, mas os produtores estão fora de negociação em grande parte. "Os cafeicultores têm retirado bastante recursos de financiamentos oficiais e assim têm segurado a oferta", afirma. Restam apenas 5% da safra 2007/08 para serem comercializados, enquanto mais de 50% da safra nova está comprometida com negociações físicas e futuras, com destaque para CPR (Cédula de Produto Rural).

A colheita na região de atuação da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), envolvendo o sul e cerrado de Minas Gerais e parte de São Paulo está em 18%. Segundo o coordenador de desenvolvimento técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo, o clima está sendo muito favorável à colheita nos últimos dias. No entanto, os trabalhos seguem dificultados pela falta de mão-de-obra.

Bahia

Na Bahia, os trabalhos de colheita continuam lentos. Segundo o presidente de honra da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes de Araújo, a maturação do grão demorou em algumas regiões. "Em alguns lugares da região de Vitória da Conquista, por exemplo, grande produtora de café não-irrigado, a colheita ainda nem começou, enquanto na região de Barreiras já está quase no final", disse.

Segundo estimativas, já foram colhidos 40% da safra, mas a preocupação maior dos produtores é a lentidão das vendas. "O preço faz com que se desista de negociar e a descapitalização é grande", afirma Araújo, completando que só vende aquele produtor que precisa de dinheiro para a colheita. A comercialização no Estado está praticamente parada, com apenas 15% da safra nova negociada.

Paraná

De acordo com o boletim semanal de acompanhamento da situação de plantio e colheita do Departamento de Economia Rural (Deral), a safra 2008 de café do Paraná já conta com 60,3% de sua produção colhida, conforme informações coletadas até o dia 14 de julho, ante os 54,5% do último dia 07 de julho. 19,8% da produção de café da safra 2008 já foram comercializados e consideram-se encerradas as vendas de 2007.

São Paulo

Na região da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Marília (Coopermar), atuante no centro-oeste de São Paulo, principalmente nas regiões de Marília e Garça, a colheita de café está avançando, segundo o engenheiro agrônomo da cooperativa, Aurélio Giroto. Nesta semana, o clima tem ajudado nos trabalhos, que totalizam até o momento 35%. Até o momento, estima-se que menos de 5% da safra nova tenha sido comercializada.

As boas condições climáticas que incidiram na região de atuação da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas de Franca (Cocapec), no norte de São Paulo, ajudaram na evolução da colheita de café ao longo desta semana. Segundo Anselmo Magno de Paula, gerente do departamento de comercialização da Cooperativa, aproximadamente 25% já foi colhido até o momento. Estima-se que 40% da safra nova já tenha sido comercializada através de negócios para entrega futura ou CPRs, enquanto ainda resta menos de 10% da safra passada.

Rondônia

Segundo informações do proprietário da Cafeeira Jodan, Daniel Constance, de atuação em Rondônia, a colheita do café conillon da safra 2008 "em mais três semanas, no máximo, estará encerrada. O clima seco e ensolarado está acelerando os trabalhos", relata. De acordo com Daniel, a comercialização da safra 2008 em Rondônia engloba de 45% a 50% da produção estimada para o ciclo.

Espírito Santo

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% do conillon e 40% do arábica estão colhidos no Espírito Santo. A preocupação com a queda de produção em função da estiagem prolongada ocorrida principalmente no norte do Estado em 2007 parece não se confirmar.

Segundo Marcus Magalhães, praticamente não há oferta remanescente da safra passada de conillon a vender no Espírito Santo, restando ainda em torno de 15% da safra de arábica. Quanto à safra nova, aproximadamente 30% do que foi colhido entre arábica e conillon já está comprometido em negociações.

As informações são da Agência Safras.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures