ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O design da xícara e a experiência de beber café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/01/2013

3 MIN DE LEITURA

1
0
A italiana Illy, que em 1935 criou a máquina que seria a precursora do expresso, montou laboratórios para estudar o café, com biologia molecular, percepção sensorial e alta tecnologia. E neles investigou a receita da xícara perfeita. Mais: o projeto Illy Art Collection começou vinte anos atrás. “É o principal projeto cultural da empresa. Graças a ele fomos capazes de transformar um objeto do dia a dia em pequenas obras de arte”, afirma Carlo Bach, seu curador. Cerca de 70 artistas já colaboraram com a marca, criando desenhos para decorar as xícaras de porcelana branca desenhadas por Mattheo Thun em 1992. Confira abaixo entrevista concedida pelos profissionais ao blog De Grão em Grão, do Estadão:

Como o design da xícara afeta a experiência de beber café?

Carlo Bach: O desenho afeta a experiência, especialmente do ponto de vista psicológico. O formato da xícara, a borda e a espessura da porcelana que colocamos nos lábios são elementos emocionais, que influenciam na percepção do produto. Há alguns estudos específicos que dizem que a cor da xícara poderia influenciar na percepção de sabor, mas eles ainda são muito incipientes.

Existe um material para xícara que seja mais benéfico para o café?

C. B.: Porcelana, sem dúvida, é o melhor material, do ponto de vista técnico e sensorial. Tem excelente isolamento térmico, que preserva as características do produto até o fim. Uma xícara ou caneca de vidro tem forte impacto emocional, pois permite que se veja através do material, possibilitando uma análise do produto antes de beber. Mas o vidro tem um poder limitado de isolamento e a bebida esfria rapidamente. É o mesmo problema do metal e do papel.

Há diferenças na xícara ideal para os variados métodos de extração?

C.B.: O expresso é o único método que se beneficia de uma camada de espuma graças à energia aplicada na extração, à pressão. O modelo ideal não deve ter capacidade maior do que 60 ml. Nos outros métodos, a percolação é obtida pela gravidade, assim as porcentagens de substâncias solúveis extraídas e a concentração da bebida são mais baixas. Recomendo xícaras e canecas de porcelana, com capacidade maior do que 150 ml.

Em relação ao expresso, como design afeta a crema?

Moreno Faina: A geometria de uma xícara de café expresso é mais importante do que pode se parecer à primeira vista: o café e a forma como é apresentado deve aumentar a satisfação do consumidor. A xícara ideal pode ser descrita com a imagem de uma elipse truncada. Esta característica combinada com o diâmetro do copo (não particularmente amplo) facilita a manutenção da solidez da camada de creme até o último gole. A espessura também deve ser singular: maior na parte inferior, onde está o líquido, e mais fina na parte superior, para melhorar o poder de isolamento térmico e ser agradável ao toque dos lábios. E deve haver um espaço no topo, para que os aromas liberados se concentrem no ar, sejam amplificados e cheguem ao nariz.

Há diferença na experiência com canecas e xícaras?

M.F.: As diferenças substanciais estão relacionadas ao método de extração. Uma xícara de expresso tem capacidade de cerca de 60 ml e o volume de líquido é de 25 a 30 ml. Para manter a temperatura da bebida até o último gole, é preciso que xícara seja pré-aquecida de 40 a 45° C. Um caneca tem cerca de 200 ml e o grande volume de café contido é capaz de manter a temperatura estável, sem a necessidade de pré-aquecer o material.

Como é o processo de criação de uma coleção Illy?

C.B.: Quando há a colaboração de um artista, trabalho diretamente com ele. Mas temos relações estreitas como escolas, feiras, fundações e museus em todo o mundo. Organizamos concursos com novos talentos das artes e montamos um júri para escolher os melhores projetos.

As informações são do De Grão em Grão, adaptadas pelo CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ARIANE FARIA

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 23/01/2013

Realmente a porcelana conserva mais o sabor da bebida, o que nosa causa um entusiasmo de sempre manter o hábito de degustar o café... Parabéns adorei a entrevista!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures