ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Novo selo ID proporciona oportunidades para cafés brasileiros na Europa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/10/2012

2 MIN DE LEITURA

1
0


Em evento realizado em Muzambinho/MG na última segunda-feira (29), mais de 50 produtores de renome do Sul de Minas e da Mogiana paulista, além de instituições representativas da cadeia do café na região, prestigiaram o Lançamento do Selo de Certificação ID, que proporciona oportunidades aos cafeicultores de exportarem seus cafés a San Marino, sobretudo, para a composição do Sammarinese Blend, comercializado neste país.

O selo ID, além de contemplar os aspectos sustentáveis ambientais, sociais e econômicos; prevê ainda rastreabilidade completa e preservação das identidades culturais regionais. No evento, o Consulado Geral da República de San Marino e os responsáveis pelo selo ID firmaram oficialmente, por meio de assinatura de protocolo, intenções de cooperação em favor da certificação.

Ao Cônsul Geral de San Marino, Giuseppe Lantermo de Montelupo, uniram-se para o Lançamento do ID prefeitos da região, assessores e técnicos de entidades públicas privadas ligadas ao setor cafeeiro, e dezenas de formadores de opinião e referenciais da mídia do café que literalmente lotavam o recinto. O CaféPoint, gentilmente convidado pela organização, esteve presente com Andre Sanches Neto, responsável de conteúdo no setor café do grupo AgriPoint.

"O evento, um jantar informal com breve pausa para discursos e assinatura do projeto, mostrou-se um marco para os negócios dos cafeicultores presentes. O encontro proporcionou mais do que o reconhecimento de inegável autenticidade por parte da "Sereníssima República", como é conhecido San Marino, em relação à cultura cafeeira da região: provou que juntos os produtores se fortalecem. O entusiasmo com projetos futuros estava evidente nas expressões otimistas, embora sob argumentos realistas, da grande maioria dos presentes", comenta André.

Aos possuidores do certificado ID Café, abre-se a oportunidade de composição do Sammarinese Blend, uma marca institucional, com conceitos e práticas totalmente adaptadas aos padrões europeus e que agrega valores tangíveis e intangíveis aos cafés brasileiros.

A sugestiva frase estampada nos impressos do evento, ´Valor que Une e Identifica´, evoca os princípios da iniciativa e destacam seus diferenciais: rastreabilidade completa e preservação das identidades culturais de cada comunidade, tanto no Brasil onde os cafés são produzidos, como na Europa, principal cenário consumidor. Das montanhas do Brasil, pelas montanhas de San Marino ao mundo, cafés com qualidade e sustentabilidade.

A articulação local foi feita pelo cafeicultor de Muzambinho, Alfredo Gonçalves. Alfredo esteve em visita a San Marino neste mês de outubro, comprovou a validade do projeto e retornou ao país para auxiliar no seu desenvolvimento junto aos cafeicultores da região.

Vale destacar que San Marino é um dos menores países do mundo e está localizado numa região central da Itália. Ocupa uma área de 60 quilômetros quadrados e tem uma população de 30 mil habitantes. É a república mais antiga do mundo, fundada no ano 301. Apesar do número reduzido de moradores, San Marino recebe mais de 3,5 milhões de turistas por ano, sendo um público que já conhece a qualidade do café produzido no Sul de Minas.

As informações são Serviço de Imprensa Consular - FICC, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JAIRO PEDRO CARDOSO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/11/2012



Fiquei surpreso com a notícia do evento em Muzambinho que tratou de exportação para a Europa agregando valor ao café. Moro em Guaxupé-MG a 22 Km de Muzambinho e minha propriedade está localizado em Muzambinho e não fui informado e nem convidado para o evento. Qual entidade promoveu o evento ? A quem coube convidar os participantes ?

Gostaria de ser convidado para os próximos eventos, pois agregar valor ao café é o meu sonho e acredito, ser de todos os produtores da região que tem um custo mais alto, por estar em regiões montanhosas.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures