ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nova roda de sabores do café, que guia o degustador entre aroma e paladar, é lançada

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/01/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Mariana Proença

Criada há mais de 20 anos, a roda de sabores do café recebe releitura, ganha 110 descrições e foi lançada oficialmente nesta terça-feira (19/1). A primeira versão foi desenvolvida nos anos de 1990 pelo especialista norte-americano Ted Lingle, na época diretor-executivo da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA). A cientista Ann Noble, da Universidade da Califórnia, Davis, criara a roda de sabores de vinhos, que servira de inspiração e de ferramenta importante para o desenvolvimento dos parâmetros de avaliação do café.

Foto: Divulgação
Para ver a nova roda em mais detalhes, acesse o site da Revista Espresso.

Em 1985 Ted já havia lançado o livro Coffee Cuppers’ Handbook e, dez anos depois, em 1995, o Coffee Brewing Handbook, que também foram peças imprescindíveis para o desenvolvimento de referências para o mercado.

Em post publicado nesta terça-feira (19/1), o atual diretor-executivo da SCAA, Ric Rhinehart, relembra da importância da roda de sabores para o mercado de cafés especiais: “A roda deu origem a uma abordagem replicável, significativa e útil na avaliação da qualidade do café. Ela efetivamente conectou o café de qualidade ao preço pago por ele e pavimentou o caminho para milhões de produtores, torrefadores e empresários se beneficiarem economicamente da produção à entrega do café especial.”

Ric também cita que, de vinte anos para cá, muitos novos conhecimentos foram desenvolvidos e que a nova roda de sabores é um trabalho em conjunto de muitos pesquisadores e especialistas da indústria do café, como a World Coffee Research, encabeçada por Edgar Chambers, da Kansas State University, também a Texas A&M e a própria Universidade da Califórnia, em Davis.

Segundo a publicação de hoje da SCAA no seu Chronicle o trabalho não termina aqui: A SCAA reconhece que outros recursos que oferecemos vão exigir atualizações com o lançamento da nova roda sabor e que o trabalho começa agora. Este será um processo contínuo, com adições para a roda e atualização de atributos. Todos os léxicos são documentos vivos e este trabalho não para com o lançamento da roda. Na verdade, a roda é projetada de tal forma a permitir alterações de novas informações.

O novo trabalho foi apresentado há cinco dias pelos especialistas Emma Sage e Molly Spencer para um grupo restrito de alunos do curso Sensory Summit, organizado pela Roasters Guild e SCAA e a imagem da nova roda foi apresentada hoje no site da associação.

Segundo Ric: “será ferramenta fácil de usar para avaliar e categorizar os sabores do café e parte integrante dos materiais educacionais da SCAA a partir de agora”.

Mais informações: Specialty Coffee Chronicle

_______________________________________

Reportagem publicada no site da Revista Espresso – parceira do site CaféPoint.
Este material jornalístico é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize as redes sociais abaixo, creditando a fonte.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures