ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

No Brasil, exportações de café solúvel recuam 12,4% no primeiro semestre

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/07/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

As exportações brasileiras de café solúvel caíram 12,4% de janeiro a junho deste ano, em relação ao mesmo período de 2016, devido a perda de clientes. A informação foi divulgada em relatório mensal produzido pela Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), na última quarta-feira (19). 

Foto: Lucas Albin/Agência Ophelia
                                   Foto: Lucas Albin/Agência Ophelia

De acordo com o levantamento, a diminuição no número de clientes é resultado de contratos que deixaram de ser fechados a partir do segundo semestre do ano passado, no auge da crise de preços e abastecimento de conilon para a indústria e o período de renovações de contratos entre empresários brasileiros e os compradores internacionais.

Brasil enfrentou problemas com o abastecimento do café conilon

No final de 2016 e início de 2017 o país enfrentou problemas com o abastecimento do café conilon no mercado, ocasionando uma espécie de "mal-estar" entre os produtores e a indústria, que chegou a solicitar a importação de café verde do Vietnã. O Espírito Santo, principal produtor do grão, sofreu com os problemas climáticos na safra passada, que afetou as lavouras do estado e diminuiu, drasticamente, o rendimento da espécie. 
Para a Abics, se essa tendência de baixa permanecer no decorrer da safra 2017/2018, as exportações devem voltar a patamares de 2014, com redução aproximada de 500 mil sacas nos embarques do produto, cenário que "engoliria" todo o trabalho positivo alcançado em 2015 e 2016, quando foi registrado um crescimento de 11% após oito anos de estagnação. "No ano passado, os embarques de café solúvel brasileiro bateram recordes históricos em volume e faturamento", informou o relatório. 

No entanto, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) acredita em uma pequena recuperação na produção de conilon neste ciclo. A instituição aponta que o Brasil fabricará 10,14 milhões de sacas neste ano, com um crescimento de 26,9% sobre a safra 2016. O Espírito Santo terá participação de quase 60% nesse volume colhido.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel, uma colheita de conilon ligeiramente superior no Espírito Santo aliada a uma possível demanda menor de cafés robustas por parte das torrefações, as quais, devido às recentes dificuldades de abastecimento trocaram o conilon pelos arábicas em seus blends, pode proporcionar um cenário de regularidade de oferta de conilon para as fábricas de solúvel. Assim, "mantendo-se os preços internos próximos aos patamares das cotações internacionais, não haverá necessidades de importação". 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures