ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Minas vai certificar 1.500 propriedades cafeeiras

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/03/2008

2 MIN DE LEITURA

2
0
A Secretaria da Agricultura de Minas Gerais vai fazer a certificação de 500 propriedades cafeeiras neste ano. O trabalho foi iniciado em 2006, com os produtores ajustando as condições de suas propriedades para a certificação. "Este é o passo inicial para a certificação de 1.500 propriedades até 2011, entre elas unidades de produção da agricultura familiar", informa o assessor especial para café da secretaria, Wilson Lasmar.

De acordo com Lasmar, "a certificação de propriedades deverá contribuir para o crescimento do comércio internacional porque dá suporte à produção de acordo com práticas agrícolas sustentáveis, cada vez mais exigidas no exterior". O assessor explica que "a propriedade certificada tem condições de produzir com responsabilidade social e também de promover a preservação do ambiente e o desenvolvimento econômico". Ele acrescenta que essas condições de sustentabilidade também já começam a ser exigidas pelo mercado interno. "Portanto, interessa a Minas utilizar a certificação para expandir seus mercados com o grão".

A gestão do programa de certificação das propriedades de café é feita pelo diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, coordenador do Programa Estruturador Certifica Minas. Existe um Código de Conduta para a certificação que foi implantado pela Emater-MG, IMA e Epamig, entidades vinculadas à Secretaria de Agricultura.

A execução do programa está a cargo da Emater-MG. Já o IMA faz a auditoria de cada propriedade, a fim de comprovar o cumprimento do código. E a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig) usará suas fazendas como modelo para a visitação de produtores interessados. Serão realizados também novos cadastramentos, devendo completar neste ano, no mínimo, 1.137 propriedades em processo de certificação.

As propriedades de café cadastradas para certificação estão localizadas nas quatro regiões produtoras de Minas: Sul de Minas, Matas de Minas, Chapadas de Minas e Cerrado. Além das 500 propriedades a serem certificadas neste ano, está prevista a introdução de mais de 300 propriedades até 2009. Em 2010 serão acrescentadas 400, e no ano seguinte haverá mais 300 certificações, perfazendo o total planejado de 1.500 propriedades.

Lasmar disse que a certificação de propriedades cafeeiras tem um significado especial para os agricultores familiares. "Eles terão condições de participar mais do mercado porque receberão orientação técnica", informa. Com esse suporte, ele acrescenta, os agricultores terão condições de organizar suas propriedades sem fazer grandes investimentos.

"Os produtores com propriedades certificadas poderão administrar melhor seus negócios", enfatiza Lasmar. Isso é possível porque o cafeicultor integrado ao programa terá condições de visualizar seu custo de produção e identificar os gargalos do processo produtivo. "Além disso, a certificação torna o produto rastreável, um ponto fundamental para os compradores, que querem saber a origem do café e de que forma foi produzido", finaliza.

As informações são da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE MARCOS CHICARONI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/03/2008

Quero certificar a minha fazenda, como devo proceder?

Agradeço a atenção que for dada ao meu pedido.

José Marcos Chicaroni.
VINÍCIUS T. ANDRADE

EM 11/03/2008

Bom dia,

Gostaria de saber como faço para me inscrever no programa de certificação.

Obrigado.

Vinícius T. Andrade

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures