ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Minas aprova lei para agricultura familiar

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/01/2014

2 MIN DE LEITURA

1
0
A agricultura familiar de Minas Gerais deverá passar por um significativo crescimento ao longo dos próximos anos. Um dos principais fatores que irá estimular e organizar a atividade é a Lei 21.156, de 2014, que foi publicada no "Diário Oficial de Minas Gerais" do último sábado. A lei, que instituiu a política estadual de desenvolvimento rural sustentável da agricultura familiar, irá nortear o governo do Estado na criação de políticas e ações que venham a contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar.

De acordo com o autor da lei, o deputado Rogério Correia, as medidas estabelecidas pela nova legislação devem começar a ser implantadas ainda neste ano. Minas Gerais foi o primeiro Estado a sancionar a lei de desenvolvimento rural sustentável da agricultura familiar e a ideia é incentivar que os municípios também também criem leis que favoreçam a agricultura familiar.

"A lei tem como objetivo organizar as obrigações do governo do Estado. Através dela o governo deverá lançar anualmente um plano de ações para o desenvolvimento da agricultura familiar. Entre estas ações estão os financiamentos para a safra, os investimentos a serem feitos, incentivo à comercialização da produção, acesso à assistência técnica, entre outras", explica Correia.

Ainda segundo o deputado, a agricultura familiar no Estado tem grande potencial de desenvolvimento. Com a lei, é esperado crescimento significativo do setor, o que é fundamental para a geração de empregos, aumento da renda, qualidade dos alimentos e segurança alimentar.

"A agricultura familiar tem grande potencial para se desenvolver no Estado, o que faltava era uma lei que organizasse as ações do governo. Em vários municípios de Minas Gerais a agricultura familiar é a principal atividade econômica e muitas regiões com grande potencial vêm enfrentado dificuldades devido à falta de legislação. Nosso próximo passo será incentivar os municípios a criarem suas próprias regras, o que irá organizar ainda mais o sistema", disse.

A diretora de rede rural da Seapa (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Juliana Cecília Veloso, destaca que Minas Gerais foi o primeiro estado a aprovar uma lei de desenvolvimento rural sustentável para a agricultura familiar.

"A demanda pela criação de leis para a agricultura familiar estaduais e nacional é grande e vem desde 2008, porém, até o momento, somente Minas Gerais conseguiu a aprovação. Com a lei, o governo do Estado poderá planejar as diretrizes para o desenvolvimento do setor no médio e longo prazos", disse.

De acordo com informações da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), foram estabelecidos 21 princípios irão orientar a nova política. Entre eles está a necessidade de observar a diversidade de características dos estabelecimentos rurais quanto à estrutura, capacidade empresarial, uso de tecnologias e condições socioeconômicas e culturais para a definição das ações.

O texto também prevê que o poder público criará condições para o desenvolvimento da agricultura familiar, com objetivo de integrar gradualmente à economia de mercado, e garantir a universalização do acesso às políticas públicas estaduais e federais com foco no atendimento da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais.

As informações são do Diário do Comércio, adaptadas pelo CafePoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EZEQUIAS

CACOAL - RONDÔNIA - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 23/01/2014

parabens ao sr deputado rogerio correia pela brilhante ideia de criar esta lei no seu estado agricultura familiar agradece.



.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures