ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: Emater incentiva aumento de renda de cafeicultores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/10/2008

1 MIN DE LEITURA

0
0
Principal cultura no município de Miradouro, na Zona da Mata mineira, com produção anual de 43 mil sacas, o café é responsável, em grande parte, por sustentar a economia local. Para adequar a produção às exigências do mercado atual e expandir a bebida para outros municípios da região, o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com os pequenos produtores e a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, iniciou o projeto Ouro Verde.

O projeto tem como objetivo garantir maior produtividade e renda para os cafeicultores. Para isso, os extensionistas da Emater orientam os agricultores a produzir respeitando os aspectos ambientais, sociais e econômicos, conscientizando-os sobre a importância do desenvolvimento sustentável.

Por meio do projeto Ouro Verde, a Emater está intensificando o trabalho de assistência técnica, prestando auxílio ao agricultor nas questões de análise do solo, compra conjunta de adubo e secador, além do manejo das lavouras, desde o plantio até a colheita e pós-colheita. A finalidade do programa, que integra associativismo, educação ambiental e produtividade, é melhorar as condições de vida na agricultura familiar com produção satisfatória.

Outra meta é estimular o acesso direto dos produtores a novos mercados, o que poderá ajudá-los a obter condições mais vantajosas na venda do café. O extensionista Leandro Cardoso Firmino explica que o projeto é uma forma de facilitar a adesão dos cafeicultores ao Certificaminas Café (Programa Estruturador do Governo do Estado, de certificação de propriedades cafeeiras). "Com o auxílio do Ouro Verde, os produtores têm mais possibilidades de se certificar, já que adquirem conhecimento sobre a importância de preservar os recursos naturais de sua propriedade, entre outros", afirma. As informações são da Emater/MG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures