ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mesa-redonda, oficina e minicursos integram VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/11/2013

7 MIN DE LEITURA

0
0
O segundo dia do VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil foi marcado pela discussão da mesa-redonda sobre “Estado da arte da cafeicultura familiar no Brasil”, coordenada e apresentada pelo reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Paulo Roberto Pinto Santos, que elogiou o “olhar atento” mostrado pelo Consórcio Pesquisa Café para esse segmento produtor. O Simpósio é uma realização do Consórcio, coordenado pela Embrapa Café. Esta oitava edição do evento tem como tema “Pesquisa Cafeeira: Sustentabilidade e Inclusão Social” e ocorre de 25 a 28 de novembro, em Salvador-BA.

Santos confirmava a importância da cafeicultura familiar brasileira ressaltada por Argileu Martins da Silva, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Elio Cruz de Brito, da Associação Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil; e Claudio Baquião Filho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), que compuseram a mesa-redonda. O segmento familiar responde por 38% da produção do café nacional e corresponde a 85% dos cafeicultores no Brasil - 80% deles possuem menos de 20 hectares plantados com a cultura.

Argileu Martins da Silva fez questão de ressaltar a existência, hoje, de políticas públicas voltadas ao segmento familiar, a exemplo do Pronaf. “O MDA vem construindo políticas públicas para a agricultura familiar em geral - e elas se aplicam também ao setor cafeeiro”. Essas políticas, segundo ele, estão ancoradas em três pilares: comercialização, investimento na infraestrutura e conhecimento. “Nosso Ministério construiu uma política de assistência técnica e extensão rural, tem formado técnicos e trabalhado a inovação tecnológica”. Citou parcerias, entre elas com a Embrapa e ressaltou a importância da criação da Anater.

Apesar de toda essa expressão, o segmento enfrenta desafios, como a falta de assistência técnica. Paulo Santos chamou a atenção para o sucesso da trajetória do café nacional, os avanços da pesquisa e as respostas positivas para os casos da produção e produtividade. "O País, no entanto, não conseguiu avançar na assistência técnica”, disse. Argileu Martins frisou, por exemplo, a diferença no valor da produção por hectare entre aqueles que recebem assistência técnica permanente e os que não recebem – quatro vezes maior no caso dos primeiros. “Se tomarmos o caso da Bahia como exemplo, percebemos que a produtividade dos produtores que não recebem assistência chega a ser 50% menor. É importante que aqueles que implementam políticas públicas estejam atentos a esses dados para que estejamos, de fato, a serviço de populações que têm demandas”, concluiu, enfatizando também a necessidade de “construirmos soluções de sustentabilidade ,o que inclui a ciência”.

Elio Brito ressaltou que grande parte dos produtores familiares “têm acesso a tecnologias, mas não às tecnologias mais novas”. A exceção, segundo ele, é o caso daqueles associados e organizados em cooperativas. Lembrou outros gargalos como as questões relacionadas à comercialização e o acesso ao mercado de grande escala “para que seja possível comprar insumos mais baratos”.

Cláudio Baquião falou sobre as experiências da agricultura familiar do Sul de Minas. A região, cujos 80% do café plantado vêm do Instituto Agronômico (IAC), tem solo apto para a cultura, cadeia produtiva estruturada, produtores organizados e com acesso a crédito, rede de informação e oferta de núcleos de pesquisa e “distribuição natural de terras – não dependente de reforma agrária ou assentamentos – e produtores que conseguem manter sua dignidade”. Mesmo assim, segundo ele, precisam reduzir custos de produção e de planejamento agrícola a médio e curto prazo e de assistência técnica. “É uma região de uso intenso de agroquímicos e não há informação se o uso é ou não grande demais”.

Processos de certificação - Conjugar sustentabilidade de uma produção com monitoramento e rastreamento do produto. Esta é a proposta dos processos de certificação que vêm buscando imprimir mais qualidade, agregação de valor, credibilidade e aceitação a produtos agropecuários brasileiros em mercados nacionais e internacionais. Comprovados em eficácia os processos de certificação foram traduzidos em programas de certificação que foram debatidos durante o 8º Simpósio. A certificação de cafés foi o tema da oficina “Etapas para a Certificação” ministrada pelos agrônomos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinícius de Miranda Martins e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Emater-MG, Julian Silva Carvalho.

De acordo com Marcus Martins, o principal objetivo dos programas de certificação é disponibilizar alimentos seguros ao consumidor, “e isso começa a ser observado pelas pessoas que vão até um supermercado e compram um produto agrícola”, afirma ele. Em sua apresentação, Marcus apontou as etapas de processos de certificação de produtos agrícolas, em especial o café, mostrando que apesar de os programas ainda serem um paradigma para uma grande parte dos pequenos e médios produtores brasileiros, eles podem ser bastante vantajosos e que, quando aplicados, garantem vantagens competitivas aos produtos no mercado.

Entre essas vantagens estão a melhor racionalização de recursos e, consequentemente maior sustentabilidade, em uma propriedade, o alcance de maior qualidade dos cafés produzidos, agregação de valor ao produto final – que por sua vez é responsável por uma melhor precificação do café - e, por fim, uma maior aceitação entre os consumidores que passam a se preocupar com a origem dos alimentos que compram.

Julian Silva Carvalho apresentou o modelo de certificação de cafés praticado pelo estado de Minas Gerais através do Programa Certifica Minas Café. O Certifica Minas é um Programa Estruturador do Governo de Minas, executado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e pela Emater-MG – ambos vinculados à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seapa, que garante o crescimento da participação da produção agropecuária mineira nos mercados nacional e internacional. A oficina mostrou o passo a passo da certificação da produção de café aplicada em Minas, apontando os resultados positivos que o programa alcançou desde que foi implantado em 2007.

Entre as etapas a serem cumpridas estão a adequação das propriedades rurais, contando com a assistência técnica e extensão rural da Emater-MG, o cumprimento de diversas ações, como limpeza, organização e o registro de cada uma das atividades realizadas ali; auditoria interna realizada pelo IMA e auditoria externa aplicada por empresas privadas parceiras no projeto. Segundo Julian, a profissionalização da produção é um dos objetivos dos processos de certificação. “Os benefícios incluem a mudança de visão do produtor: ele passa a enxergar sua propriedade como um negócio. Isso traz maior competitividade à produção e ainda garante o cumprimento de questões ambientais que influem diretamente na sustentabilidade”, disse.

Minicursos - A mecanização da colheita do café com a utilização de derriçadoras portáteis foi o tema de um dos minicursos realizados na tarde desta terça-feira, 26 de novembro, durante o VIII Simpósio de Pesquisas dos Cafés do Brasil, realizado em Salvador-BA. “A utilização das derriçadoras apresenta uma produtividade até três vezes superior à colheita manual, triplicando os ganhos dos operadores e diminuindo o tempo necessário para a recuperação da lavoura”, afirmou o palestrante e professor de mecanização agrícola da Universidade Federal de Larvas, Antônio Donizete de Oliveira.

De acordo com o especialista, o equipamento é mais indicado para áreas de declive, em propriedades com até 30 mil pés de café (de pequeno ou médio porte) e para fazer o repasse (colheita de grãos que não foram extraídos na primeira vez) após a utilização da colhedora automatriz. “Além de aumentar a produtividade, a derriçadora evita ainda o contato dos operadores com animais peçonhentos”, disse.

Embora o aumento da renda seja maior especialmente para quem colhe os frutos, os donos das propriedades também são beneficiados. “Além de liberar a lavoura mais cedo, as plantas sofrem menos danos e se recuperam mais rápido”, contou. Apesar das vantagens, a penetração das derriçadoras na colheita do café ainda é muito baixa. Atualmente apenas 25% a 30% dos colhedores utilizam a ferramenta.

Durante a aula, Donizete explicou as classificações das derriçadoras (dois tempos, quatro tempos, laterais ou costais), a forma adequada de manutenção, seu funcionamento e dicas de segurança. “Agora nossos pesquisadores precisam pensar em melhorias para estas peças, como o melhor amortecimento da vibração, menor peso e motores mais silenciosos e menos poluentes”, complementou.

O pesquisador André Guarçoni Martins, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, ministrou o minicurso intitulado “Avanços na nutrição para o café conilon”. André iniciou sua apresentação com a análise de diagnósticos nutricionais do café conilon no Espírito Santo e outros Estados e, a seguir, abordou os seguintes temas: absorção de macronutrientes e micronutrientes; valores de referência de nutrientes no tecido foliar; aspectos morfo-fisiológicos influenciando a nutrição do café conilon e eficiência de absorção e utilização de nutrientes, entre outros. O pesquisador analisou diversos resultados de pesquisas ligadas ao tema e fez recomendações para a prática da calagem e da gessagem, técnicas que utilizam calcário para corrigir o solo, adequando o Ph.

O minicurso sobre “Melhoria da qualidade e agregação de valor do café arábica”, ministrado pelo professor da Universidade de Lavras – Ufla Flávio Meira Borém abordou o impacto da pós-colheita qualidade do produto final, bem como da importância dos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação com sustentabilidade social, econômica e ambiental. “A tecnologia é o melhor instrumento para o cafeicultor enfrentar crises, pois influencia na qualidade e no valor final do produto”.

As informações são da Assessoria de Imprensa do Simpósio de Pesquisa, adaptadas pelo CafePoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures