ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mendes Ribeiro é confirmado como o novo ministro da Agricultura

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/08/2011

3 MIN DE LEITURA

2
0
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, divulgou nota oficial nesta quinta-feira, 18 de agosto, na qual informa que o deputado federal Mendes Ribeiro foi convidado para assumir o Ministério da Agricultura. A formalização se deu hoje pela manhã numa conversa da presidenta Dilma com o parlamentar. Amanhã (19/8), quando retornará a Brasília, Dilma Rousseff terá o primeiro encontro com o novo ministro.

Mendes Ribeiro tem 56 anos e está em seu quinto mandato de deputado federal. Formado em direito, Mendes Ribeiro Filho começou a carreira política em 1974, como militante do MDB. Foi deputado estadual nas legislaturas de 1986 a 1990 e de 1991 a 1994. Antes de ser indicado para o Ministério da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho era líder do governo no Congresso. Na Câmara.

Além de líder, integrava a Comissão de Constituição e Justiça e de Redação e das comissões que tratam da Reforma da Previdência e da Reforma Tributária, além de integrar a Comissão de Reforma do Poder Judiciário.

Em seu estado natal, presidiu o diretório do PMDB de Porto Alegre, de 2000 a 2003. E, em 2004, concorreu à Prefeitura de Porto Alegre. Entre 2007 e 2008 foi coordenador da bancada federal gaúcha.

"Estamos confiantes que o novo ministro da Agricultura fará um bom trabalho. Ele sempre defendeu a agropecuária do Rio Grande do Sul e agora fará o mesmo pelo Brasil", disse a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu. Segundo ela, a CNA dará todo o apoio necessário para que o ministro implante as políticas públicas que o setor precisa, "especialmente a nova política agrícola para o País, que estamos elaborando com o Governo desde 2008".

Para a senadora Kátia Abreu, o novo ministro está ligado à agricultura pela vocação do seu Estado, o Rio Grande do Sul, um dos mais importantes pólos de produção do agronegócio brasileiro. Segundo ela, a sua afinidade com a Presidente Dilma Rousseff fortalece a posição de Mendes Ribeiro no comando da pasta.

A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro) considerou positiva a escolha do deputado federal Mendes Ribeiro (PMDB-RS) para o Ministério da Agricultura. Rui Polidoro, presidente da FecoAgro, disse que, além de "conterrâneo", Ribeiro é conhecido das instituições gaúchas, tendo ocupado as secretarias de Justiça, Obras e Casa Civil no Estado.

"Ele tem larga experiência administrativa", declarou. Quanto ao fato de que essa experiência não se estende à agricultura, Polidoro disse que este não é um problema já que a equipe técnica do ministério está mantida, com nomes como o de Gerardo Fontelles na secretaria executiva e de José Carlos Vaz, na secretaria de Política Agrícola.

Para Polidoro, o agronegócio tem nas câmaras setoriais o espaço para apresentar e debater as principais questões que envolvem a atividade. "As 31 câmaras são uma inovação da gestão de Roberto Rodrigues e seguramente ele vai manter", disse Polidoro. O dirigente afirmou ainda que o setor produtivo do Rio Grande do Sul tinha com Wagner Rossi um "bom relacionamento". "Agora vai fluir com mais naturalidade", acrescentou.

Lobby

O novo ministro Mendes Ribeiro (PMDB-RS) afirmou que o lobby é uma "questão legítima, que todo mundo faz". Ele é autor de um projeto de lei que permite aos lobistas circularem livremente pelo Congresso.

O projeto de regulamentação do lobby é de fevereiro deste ano e ainda não foi apreciado. Ele prevê que representantes de empresas privadas tenham direito a crachá, com acesso livre às dependências da Câmara. Mendes Ribeiro disse à Folha que fez o projeto aconselhado pelo vice-presidente da República Michel Temer, quando presidia a Câmara.

Um dos motivos que levaram à demissão do ex-ministro Wagner Rossi da Agricultura foi o livre acesso de um lobista às dependências da pasta, além de suspeitas de pagamento de propina e irregularidades em licitações.

Com pouca experiência na área agrícola e rural, Mendes Ribeiro afirmou que pretende "aprender muito" com ex-ministros da Agricultura, inclusive com seu antecessor. Disse que sua prioridade será "ouvir, ouvir e ouvir". Em sua primeira entrevista após ter sido confirmado no cargo, ele fez vários elogios a Rossi e disse que irá procurá-lo nos próximos dias.

Irregularidades

"Tenho muito que aprender. Quero aprender com ele [Rossi]", disse, contando que também deve se encontrar com outros ex-ministros da Agricultura.

O novo ministro disse ainda que as investigações na pasta e na Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) cabem aos órgãos apropriados para investigação. "Faxina? Eu vou tratar é da Agricultura", disse ele.

As informações são da Mapa, Agência Brasil, CNA, Agência Estado e Folha de S.Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUCIANO MEDICI ANTUNES

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - EMPRESÁRIO

EM 19/08/2011

Grande político e grande deputado. Será com certeza um grande ministro. Todos os gaúchos e brasileiros torcem pela administração do Mendes Ribeiro.
LOUIS PASCAL DE GEER

BARRETOS - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/08/2011

A proximidade do novo ministro Mendes Ribeiro com a presidenta Dilma pode dar inicio á um periodo de grande importancia para a agropecuaria no Brasil que somente pode otimizar a sua performance quando tem um clima de transparencia e estabilidade no governo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures