ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mecanização é opção para redução de custo do pequeno cafeicultor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/05/2011

1 MIN DE LEITURA

1
0
O governo brasileiro está estimulando a mecanização da colheita do café para produtores de pequeno porte, como maneira de viabilizar economicamente a atividade, que sofre com os elevados custos de mão-de-obra no país.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), responsável por políticas de crédito para pequenos agricultores, incluiu os primeiros dois modelos de máquinas de colher café entre os itens que podem ser financiados com linhas de crédito subsidiadas.

A intenção é reduzir pela metade os custos na colheita de café de pequenas propriedades agrícolas e elevar a lucratividade do agricultor, permitindo que ele continue com a atividade.

Os custos de mão-de-obra no Brasil subiram fortemente nos últimos anos, tanto nas faixas de menores ganhos, devido aos aumentos significativos do salário mínimo, como em outras faixas de remuneração, já que há pouca disponibilidade de trabalhadores qualificados em meio ao grande crescimento econômico

Segundo estudos do MDA, cerca de 75 por cento da produção de café no Brasil ocorre em propriedades de até 10 hectares, onde os gastos com a colheita manual giram em torno de 30 por cento do custo total de produção.

Com a adoção da mecanização na colheita, o ministério calcula que haveria uma redução desse gasto em 50 por cento, o que levaria a participação da colheita no custo total de produção a 15 por cento.

"A mecanização vai contribuir para a estabilização demográfica rural," afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, que mostrou os novos equipamentos durante a Agrishow, evento de tecnologia agrícola que acontece em Ribeirão Preto.

Há preocupação no governo em viabilizar economicamente os pequenos agricultores e evitar que eles deixem a área rural em direção às cidades.

Limites individuais de financiamento ficam em 150 mil reais, mas as colhedoras, que possuem custos próximos de 400 mil reais, podem ser compradas por consórcios de produtores, que vão se alternar no uso do equipamento.

O governo brasileiro disponibilizou na safra 2010/11 cerca de 5 bilhões de reais nesse programa de compra de equipamentos, chamado Mais Alimentos, e segundo Florence esse valor poderá dobrar para a próxima safra.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBSON FRANÇA RODRIGUES

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/05/2011

Vejo com grande otimismo á preocupação do governo em relação ao pequeno produtor.Mais acontece que enquanto o governo mantiver está politica de juros mesmo para a agricultura que é 6.75 % ao ano para alguns casos,e mais aliado com preços dos produtos agrícolas  que oscilam muito,e mais esta politica cambial que alguns economista já falaram que não funciona,todos este investimentos que  seram feitos com a compras deste equipamentos,irá prejudicar ainda mais o produtor que não terá como pagar,com isto o governo irá endivida-lo ainda mais prejudicando a todos nós que produzimos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures