ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MDA firma parceria para desenvolver cafeicultura na agricultura familiar

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/02/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
A organização econômica da cafeicultura na agricultura familiar baiana é o principal objetivo da parceria que está sendo alicerçada entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri) e a Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé). A parceria foi tema de conversa, nesta terça-feira (31), entre o ministro Afonso Florence, o presidente da Assocafé, João Lopes Araújo, e o secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo Rodrigues.

A Bahia possui hoje cerca de 28 mil cafeicultores, sendo 85% da agricultura familiar e que respondem por 1/4 do que é produzido no estado. A previsão da associação é de que sejam colhidas entre junho e setembro deste ano mais de 150 mil toneladas, incluindo as zonas de produção da região Oeste, Chapada Diamantina, Brejões, Planalto de Conquista e da região litorânea do estado.

A elaboração de um projeto de incremento da atividade, somada à necessidade de organização dos produtores familiares de café, por meio de cooperativas com DAP jurídica, é considerada estratégica pelo ministro Afonso Florence, inclusive para o acesso ao crédito, assistência técnica e mercado consumidor institucional e privado.

"Teremos a oportunidade de impulsionar os segmentos dinâmicos, em desenvolvimento, e o dos agricultores familiares que estão na faixa da extrema pobreza, assegurando suporte desde a colheita, beneficiamento e transformação", declarou Florence.

Ele explicou que, para isso, será feita inicialmente a sistematização das informações atualizadas sobre a cultura do grão no estado, e adiantou que também está prevista a assinatura de um protocolo de intenções entre o MDA, Assocafé e Seagri, durante o 13º Agrocafé - Simpósio Nacional do Agronegócio do Café, que será realizado nos dias 12 e 13 de março, em Salvador.

Para o secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo Rodrigues, as iniciativas reforçarão as ações do Plano Brasil Sem Miséria implementadas nos Territórios da Cidadania. "A organização da produção de café na agricultura familiar contribui para o desenvolvimento social e econômico do estado, promovendo a inclusão produtiva e geração de renda", destacou. O presidente da Assocafé, João Lopes Araújo concorda: "Com essa parceria, levaremos até o agricultor familiar mais informação, tecnologia, enfim, condições para o aumento da produtividade e da produção de café", afirmou Araújo.

As informações são do MDA, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures