ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mapa diz que PNDH-3 foi alterado após sua avalização

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/01/2010

1 MIN DE LEITURA

3
0
O Ministério da Agricultura realizou estudo comparativo entre a versão original e o decreto final do 3º Plano Nacional de Direitos Humanos e concluiu que o texto foi alterado depois de avalizado pelos assessores do ministro Reinhold Stephanes, que aguarda um chamado do presidente Lula para pedir a revisão das partes referentes à pasta.

O trecho do decreto que mais provocou reações no ministério e no setor ruralista não está na versão original: é a parte que acusa o agronegócio de não ter preocupação com índios e pequenos produtores. Para o ministro, trata-se de uma visão "preconceituosa e equivocada".

Eis o trecho completo que mais incomodou o setor: "Essa discussão [sobre questões climáticas] coloca em questão os investimentos em infraestrutura e modelos de desenvolvimento econômico na área rural, baseados, em grande parte, no agronegócio, sem a preocupação com a potencial violação dos direitos de pequenos e médios agricultores e das populações tradicionais".

A Secretaria de Direitos Humanos disse que mandou uma versão preliminar aos ministros em julho, e a Casa Civil, responsável pelo formato final, nega ter havido alteração após 9 de dezembro, quando a íntegra do decreto foi enviada a ministros e secretários especiais. Segundo a assessoria da ministra Dilma Rousseff, uma versão diferente do programa pode ter sido submetida à Agricultura durante as consultas prévias, mas a íntegra da proposta final foi encaminhada à análise dos ministros. Essa proposta foi assinada pelo secretário-executivo da Agricultura, José Gerardo Fontelles.

Na versão do ministério, a assessoria do ministro Stephanes analisou e avalizou burocraticamente a versão original e nem ela, assessoria, nem o secretário executivo, nem o ministro foram avisados de que o texto fora mudado depois. Quando chegou para a assinatura de Fontelles, no dia ministro interino, a dedução foi de que se tratava, não de nova consulta, mas de um procedimento de praxe: colher a assinatura.

Stephanes insiste em mudanças. "Vou levar ao presidente as questões que atingem diretamente o setor e esperamos que sejam consideradas, para as modificações necessárias."

Apesar das críticas, Lula poderá manter intacto o polêmico decreto de quase 80 páginas que instituiu o programa.

A matéria é de Eliane Cantanhêde e Marta Salomon, publicada na Folha de S.Paulo, adaptada e resumida pela Equipe AgriPoint.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO CESAR BASSAN GONCALVES

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 15/01/2010

Só faltava esta: Mudar um documento depois de discutido e acordado. Quem foi o autor desta barbaridade.
Estão com molecagem acima de coisa séria. Quem é o ilustre responsável por esta Secretaria de Direitos Humanos. Como cidadão quero manifestar minha indignação.
L. FERREIRA AGUIAR

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/01/2010

Se o atual governo conseguir aprovar o PNDH-3 como quer, não vai ser surpresa.O que esperava do governo Lula desde sua primeira eleição era atos radical como esse.E no final desse governo terá sido dado o primeiro passo para que os radicais da esquerda brasileira, consigam implantar no país uma República Socialista.Como todos temia-mos mas não aconteceu poís o momento politíco não era favorável.Se o governo conseguir eleger seu candidato nas proximas eleições, tudo indica que o panorama sombrio que temia-mos acontecerá. Como uma reforma agrária radical com o aumento das favelas rurais, reforma urbana, a criação de uma Nação Yanomâni, talvez unindo território do Brasil com Venezuela. O que resta é a socidade civil organizada reagir e não deixar que isso aconteça.
JOSÉ MANUEL DE MESQUITA

MONTE ALTO - SÃO PAULO

EM 15/01/2010

Pois é... Reclamam que o presidente não lê... me parece que este é um procedimento normal dos responsáveis por qualquer coisa nas corporações estatais.

Vejamos: Deputados aprovam leis, sem conferir se o teor do que foi votado, confere com o original do que foi publicado... se alguém reclama, falam que tais alterações foram inseridas posteriormente... após alguns dias, a notícia esfria e o caso fica do jeito que está... sem correções e sem a punição dos responsáveis (ou dos irresponsáveis que as assinaram).

Ministros assinam leis, decretos ou portarias, sem conferir se o que estão assinando é o que foi negociado, debatido, combinado (ou qualquer outro sinônimo disso). Depois, quando a imprensa noticia os absurdos, todos eles (ministros, deputados, senadores) seguem o mesmo script (falam que tais alterações foram inseridas posteriormente... após alguns dias, a notícia esfria e o caso fica do jeito que está... sem correções e sem punição dos responsáveis (ou dos irresponsáveis que as assinaram).

Se observarmos o princípio, ou melhor o conceito: quando extremistas (direita ou esquerda) estão no comando (legislando ou executando), "os fins justificam os meios".

São indivíduos que tem forte convicção do que pensam, foram treinados a resistir ideologicamente, e militarmente), sempre buscarão seus objetivos, de um jeito ou de outro. Se o sucesso pelas armas não deu certo, quem sabe agora pelas urnas, com o empréstimo da tecnologia "do exercício do poder, compartilhado", ensinada a exaustão pelos governos passados, e brilhantemente aplicada pelo atual, turbinado pelo auxílio de legisladores (Senado e Câmara), que assinam leis, decretos ou portarias sem a devida leitura (por preguiça ou conveniência), os "meios" poderão ser conseguidos, e o "poder ditatorial", enfim poderá ser instituído.

O resultado de Ignorância + Religião + Poder (político e econômico/financeiro) nos trouxe até aqui. Afinal somos o Brasil, o País do Futuro, "sempre aguardando um presente, que o passado distante, nos prometia para um futuro próximo"...

Mas, poderia ser pior... ainda não estamos como Cuba e Haiti...







Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures