ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mapa: café terá padrões mínimos de qualidade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/08/2007

1 MIN DE LEITURA

1
0
Até o final do ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deve concluir a instrução normativa que estabelecerá os padrões mínimos de identidade e de qualidade para a classificação do café torrado e moído comercializado no mercado interno e importado de outros países. Com isso, os fiscais federais agropecuários passarão a monitorar as condições do produto oferecido à população.

A instrução normativa está sendo elaborada pelo Departamento de Café (Dcaf/Mapa), Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov/Mapa) e Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Assim que for concluída será submetida à consulta pública por 60 dias. Nesse prazo, a cadeia produtiva da cafeicultura e os consumidores poderão apresentar propostas para análise do grupo responsável por definir os padrões."Ainda não existe essa norma na esfera federal", assinalou a diretora do Dipov/Mapa, Ângela Peres.

Para o diretor do Dcaf/Mapa, Lucas Ferreira, a elaboração da instrução normativa vai coroar o esforço do ministério e do setor privado para melhorar a qualidade do café, com um padrão mínimo de qualidade para o consumo. "Dessa forma, os consumidores poderão saber, ainda nas gôndolas dos supermercados, os padrões mínimos de qualidade do produto que estão comprando", destacou.

Com essa medida, o governo preencherá um vácuo na área de café torrado e moído, comentou o diretor executivo da Abic, Nathan Herszkowicz. "Há algum tempo, o setor produtivo, especialmente a Abic, esperava por essa providência, que é uma atribuição do Mapa. Como o mercado de café evoluiu tanto em tecnologia quanto no consumo, é preciso estabelecer a regulamentação, da qual a indústria se ressente".

Ele ressaltou que a definição de padrões mínimos de identidade e de qualidade será importante para coibir adulterações, protegendo as indústrias e os consumidores.

As informações são do Mapa.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JULIANO TARABAL

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS

EM 20/08/2007

É de extrema importância a suposta normativa qui estabelecerá o Mapa. Diante de um mercado em franca expansão que é o de cafés especiais é de muita relevância que os órgãos responsáveis (Mapa, ABIC,etc) estabeleçam parâmetros comparativos que norteiem o consumidor na hora de comprar café.

A utilização de selos nas embalagens é importante porque certifica o produto dentro de cada metodologia, mas em contraproposta não informa o consumidor o porquê dele estar pagando mais caro por determinado produto.

Não basta dizer que o café é especial, mas também o porquê ele é especial, informando ao consumidor todas as metodologias de preparo que diferem um café de outro e que fazem os mesmos possuírem grandes diferenças de preço.

E logicamente, separar o joio do trigo, ou seja, cafés especiais ou gourmet merecem também gôndolas especiais, e não serem colocados junto a produtos em que se denominam café mas que contém palha, milho e sabe lá Deus mais o que.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures