ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lula tenta obter votos para Graziano em eleição na FAO

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/06/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
A popularidade internacional do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ser usada pelo Brasil para tentar atrair votos para o candidato brasileiro à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, na reta final da disputa.

A presença de Lula é aguardada em seminário que o governo vai organizar no dia 24, em Roma, às vésperas da eleição. O encontro vai discutir a cooperação brasileira à agricultura da Africa e do Caribe, num claro aceno à maioria dos países. Além do ex-presidente, poderão aparecer pelo menos cinco ministros. Fonte do governo brasileiro disse que a presença de vários ministros em Roma não será em função do seminário, e sim da agenda deste ano da conferência da FAO, que começará logo depois da eleição, prevista para o dia 26.

Graziano é reconhecido como um bom candidato, com todas as credenciais para dirigir a FAO, mas ninguém no governo faz prognósticos, porque a eleição é muito disputada. Ele concorre com outros cinco candidatos, originários da Espanha, Áustria, Indonésia, Irã e Iraque. O espanhol Miguel Moratinos, ex-ministro das Relações Exteriores, contou com um jatinho do governo de seu país para rodar por dezenas de países pedindo votos.

O outro europeu é Franz Fischler, ex-comissário de Agricultura da União Europeia. Ele conta com apoio da Alemanha e de países do Leste Europeu. A expectativa é que o voto do europeu que for primeiro eliminado irá quase automaticamente para o outro.

Na prática, os votos de dezenas de países africanos podem ser decisivos. A Europa não deixa de lembrar a cooperação que oferece ao continente. A Espanha é um dos maiores doadores para a região. O Brasil, por sua vez, aumentou a cooperação. Outro candidato de país em desenvolvimento, o vice-ministro do Bem-Estar Social da Indonésia, Indroyono Soesilo, estaria ocupando espaço e pode surpreender.

As informações são do jornal Valor Econômico, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures