ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leitor fala do movimento de cafés especias no Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/06/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
O leitor do CaféPoint Paulo Henrique Leme, consultor em marketing estratégico no agronegócio, especializado em café, de Espírito Santo do Pinhal/SP, enviou um comentário ao artigo "Um pensamento vivo 1". Abaixo leia a carta na íntegra.

"Caro Celso,

Que belo presente você nos proporcionou. A entrevista do Mestre Delfim é fantástica e poderia, como você bem disse, ser publicada hoje com a mesma precisão que fora publicada há longínquos (?) nove anos atrás...

Tive o cuidado de pinçar alguns trechos oportunos:

"Mas uma coisa é certa: só vai sobrar no mercado quem for bom e competitivo."
"Tem que acabar essa ideia de que o Brasil vai fazer isso, aquilo."
"Brasil não é marca coisa nenhuma. Precisamos produzir uma marca. Porque Café do Brasil hoje é tudo: é robusta, é conilon, é bebida mole..."

A profissionalização do agricultor é um fato inevitável, por menor que ele seja. Ter o controle de sua produção e trabalhar com inteligência sua comercialização é algo que serve tanto para o grande quanto para o pequeno e, principalmente, para os médios.

Por isso, tenho pregado o termo "trabalhar o padrão de qualidade", que é, em verdade, ter a plena consciência dos lotes que estão sendo produzidos e adotar uma estratégia de comercialização adequada para eles, sempre pensando no médio prazo. Isto porque, não adianta desenvolver um canal de comercialização nesta safra e deixar seu comprador sem produto ano que vem. E esta estratégia deve ser adotada tanto para as qualidades inferiores como superiores.

Outro trecho fantástico do Mestre Delfim remete à diferenciação dos Cafés do Brasil. A diferenciação não deve ser feita pelo governo, mas pela iniciativa privada! Delfim previu com perspicácia o movimento dos cafés especiais que aconteceria no Brasil nos anos vindouros. Atualmente, são muitas fazendas que investem na diferenciação de seu produto. Algo irreversível.

Atualizando um pouco este pensamento para hoje, acredito que um novo movimento está surgindo, através das associações de produtores que começam a vislumbrar o potencial de posicionar seus cafés FORA DO CAFÉ COMMODITY DO BRASIL. E nosso potencial é incrível, e pode ser feito através das diversas certificações existentes e, principalmente, pela indicação geográfica. Regiões que estão na linha de frente deste processo: Cerrado mineiro, Norte Pioneiro do Paraná, Oeste da Bahia, Região de Espírito Santo do Pinhal - SP, Montanhas de Minas, dentre poucas outras.

Destaco também o movimento dos produtores de café Faitrade (comércio justo) do Brasil que caminham, a largos passos, para se tornarem os maiores fornecedores de café de comércio justo do mundo! Uma vitória para o setor cafeeiro, cuja grande maioria ainda é de pequenos produtores. Sua união e trabalho poderão num futuro próximo posicionar o Brasil como detentor do café mais socialmente justo do planeta (ou seria isto apenas um reconhecimento de uma verdade?).

Por fim, termino esta longa intervenção, citando um último trecho do eterno Ministro: "Café é um hábito formador - e não adianta dizer que não tem importância."

Um abraço amigo e obrigado!

Paulo Henrique Leme (PH)
P&A Marketing Internacional

Obs: É muito fácil escrever tendo como alicerce um documento histórico como esse!"

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures