ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leitor comenta: certificações trazem sobrepreço

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/04/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
O leitor do CaféPoint, Carlos Antônio Ferreira, produtor de café em Albertina/MG, comenta artigo "Sustentabilidade pra quem?". Leia carta a seguir.

Carta de Carlos Antônio Ferreira

"Prezados Maria Sylvia e Bruno,

Concordo com a linha mestra de pensamento, por sinal muito bem estruturada e sustentada por vocês, mas tanto nesse texto como principalmente nas cartas de leitores sinto falta de outra vertente de pensamento, na qual me incluo como produtor de café do século XXI: a vertente dos que querem e estão construindo um mundo diferente.

Dos que, com trabalho e criatividade, quebrando paradigmas, abrem portas a profissionais competentes, das melhores universidades do país, para trabalhar em regime de colaboração e cooperação, permitindo a introdução do novo, melhorando processos, reduzindo custos, melhorando qualidade que gera melhor receita.

Profissionais estes que não teriam interesse, por exemplo, em se juntar a produtores, que provavelmente de forma diferente de seus pais ou avós que construíram patrimônio, tentam desesperadamente gerar capital destruindo matas, poluindo o meio ambiente, limitando o desenvolvimento de seus empregados através da avareza, reclamando muito e construindo pouco.

É preciso empreender com novos pensamentos.

No atual momento de mercado, as certificações e os selos de sustentabilidade são sinônimos de sobrepreço, como muito bem observado em seu texto e algumas cartas. Porém, é comum ainda lermos outros lamentando os baixos preços da commodity. Paradoxalmente, temos agora chance real de construir diferencial de valor agregado e respondemos com atitude conservadora de quem tem medo do novo.

A organização de grupos de produtores é fundamental para se levar ao campo o que vemos e vivemos nas grandes cidades: assistência médica e odontológica, escola, computadores para filhos de colaboradores e treinamentos especializados, entre outros. E já existem muitos produtores fazendo. Talvez sejam os citados em seu texto como os que frequentemente já declaram os benefícios de quem se incluiu no novo modelo.

Quando em grupo, o valor é bem acessível. Mas, infelizmente, para muitos, trocar de carro ainda é prioritário. Quantas histórias conhecemos de quem pegou financiamento rural para atualização de infra ou frota e construiu piscina ou reformou a sede? Esses também se incluem no rol dos pobres e desprotegidos produtores rurais.

Construções baseadas nos princípios da bio-arquitetura dão mais conforto e segurança com impacto mínimo ao meio ambiente. Captação de água de chuva, tratamento biológico de esgoto e aquecimento solar de baixo custo são exemplos reais de tecnologias viáveis, sustentáveis, à preços populares. As ecovilas estão aí para quem quiser ver e comprovar.

Mas, se queremos o novo, temos que sair da poltrona, buscar inovação, estar aptos a ouvir novas idéias, a tentar, a acertar e também errar, mas principalmente a trabalhar de forma colaborativa buscando o melhor para o todo.

E quem está experimentando já prova que o retorno pessoal compensa.

Bem-vindos ao século XXI! Não tenham medo!"

Acesse a carta.

Rodrigo Cascalles, equipe CaféPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures