ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leitor comenta: atuais políticas ambientais do Brasil inibem competitividade internacional do país no agronegócio

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/09/2012

1 MIN DE LEITURA

6
0
Nesta semana, o Plenário do Senado aprovou, em votação simbólica, a Medida Provisória do Código Florestal (MP 571/2012). A MP tramitou por quase 80 dias na comissão mista, em meio a polêmica e muita negociação. No momento está no aguardo da decisão do Executivo. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

O engenheiro civil José Olímpio Dias de Faria, de São Paulo-SP, ex-vice-presidente do Instituto de Engenharia e atualmente diretor em empresa de consultoria e gerenciamento, enviou a seguinte carta questionando a atual situação das políticas de Reserva Florestal Legal (RFL) e de Áreas de Preservação Permanente (APP) no país:

"Amigos,

Com todo o respeito ao conceito de sustentabilidade ambiental, data venia, desafio a me mostrarem um Pais sequer deste mundo, além do nosso, que tenha RFL e APP !

Penso que as APP´s já deveriam ser as RFL´s, SMJ.

Do jeito que está, com 20% de RFL, aqui no sudeste, mais a APP, o resultado da área da propriedade é de 40%, o que encarece muito o custo de oportunidade, complicando a nossa competitividade internacional no agronegócio!

Abraços."


E você leitor, concorda com o ponto de vista do Sr. Olímpio? Qual é a sua opinião sobre este assunto?

O CaféPoint desde já agradece a sua participação!

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NEREIDE SEGALA COELHO

PINTADAS - BAHIA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 30/09/2012

Neste país não é 20% de reserva legal que vai fazer perder a competitividade. O que esta fazendo perder a competitividade é falta de tecnologia adequada uma educação para aproveitamento das oportunidades que temos no diversos ecossistemas o pior de tudo e que queremos implantar uma forma de produção generalizada e não lembramos que o  nosso pais e um continente. Papel recebe o que um técnico quer a realidade dos diversos ecossistemas e outro, na minha visão antes de colocar algo teremos que fundamentar na esta na pratica e na realidade em cada solo deste país  
EDIMAR GONÇALVES CARVALHO

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO

EM 29/09/2012

Esta lei com certeza penalisa o produtor, mas como  o  povo do campo é sempre mais atrasado que o da cidade, na hora em que as cidades estiverem com suas APPs e RLs regularizadas e sem nenhum esgoto sujando os rios, é só avisar o povo do campo de onde que veio o R$ para fazer tal mudança que eles vão  providenciar e com um prazo menor que o povo da cidade eles colocam suas propriedades nos conformes da Lei.
ANTONIO CARLOS ARIBONI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 29/09/2012

Concordo integralmente com o Sr. João Farah Netto, celebridades que pedem o veto total do Código Florestal sem ter nenhum conhecimento sobre o tema e ainda, se vendem para comerciais da Caixa Economica Federal.
AYLTON PIONA COUTINHO JUNIOR

JOÃO NEIVA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/09/2012

Srs.,


Concordo com a necessidade da proteção das nascentes e margens de rios, sem dúvida alguma...Mas coloquem-se no lugar do micro e pequeno produtor rural, se fosse o caso de recompor 20% de reserva legal + as APPs, aprox.30 a 40% destas propriedades(de acordo com seu potencial hídrico) poderão perder o seu destino, gerar renda para o produtor manter sua família...


E lembrando que o produtor rural não possui apoio algum, incentivo algum...Qualquer ação, possui um custo...quem pagará por este custo? O já onerado micro e pequeno produtor rural?


Esta é uma equação difícil de ser solucionada. Proteger; mas permitir continuidade da geração de renda e assim manter o homem e sua família no campo!


Sds.,


Aylton Piona


peq.produtor rural


João Neiva-ES
JOÃO FARAH NETTO

BAURU - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/09/2012

Penso que ninguem fala das curvas de nível, que impediriam o assoreamento dos rios e riachos, levando água doce mais rápido para o mar, além de evitarem erosões. Como produtor rural, acho que só os irresponsaveis e/ou ignorantes não protegem suas nascentes, pois sabemos de sua importancia. Quero ainda ressaltar que muita gente que opina sobre o problema, não tem a menor noção técnica do assunto, caso de algumas celebridades, num país que ser celebridade não obriga ter cultura e racionalidade. Lembro ainda que não existe o menor apoio aos produtores para resolver adequadamente os problemas. E tem mais: quanto maior a exigência sem apoio, mais ações inadequadas.
ROBERTO WAGNER TRAVENÇOLO

CACOAL - RONDÔNIA

EM 28/09/2012

Não concordo. O produtor brasileiro tem a chance de continuar produzindo, cada vez mais e melhor, usando os serviços que as reservas florestais proporcionam como a preservação de nascentes e rios, regulação da temperatura e da umidade do ar,  preservação dos micros e macros organismos que regulam o solo e quantidade de chuvas. Vários países estão sentindo, como os EUA, o resultado do desmatamento sem controle onde rios e nascentes foram dizimados resultando numa desertificação do solo e alto custo de recuperação (quando tem).


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures