ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leitor aponta fatores que afetam florada de conilon

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/09/2010

1 MIN DE LEITURA

1
0
O leitor do CaféPoint José Sebastião Machado Silveira, de Linhares/ES, enviou um comentário ao artigo "ES: variação de temperatura deve prejudicar safra 2011". Abaixo leia a carta na íntegra.

"A florada do conilon está bem diferente dos anos anteriores. A quantidade de botões florais por roseta está muito abaixo do normal. As floradas ocasionais estão fracas e sem vigor. Atribuímos ao que está ocorrendo a três fatores:

a) A seca prolongada e as altas temperaturas no verão passado provocaram uma redução muito grande na produção de carboidratos pelas plantas, resultando na produção de frutos pequenos e com baixo rendimento de pila, sendo considerada esta a menor dos últimos 15 anos. A partir de março inicia-se o processo de diferenciação das gemas vegetativas em floríferas. Com a baixa disponibilidade de amido nos ramos, todo o processo de formação do botão floral passa a ser alterado, resultando em uma floração deficiente.

b) Com a queda do preço do conilon, houve uma redução muito grande nas adubações. Muitas lavouras ainda não foram adubadas em 2010. A tabela 1 demonstra a grande demanda de nitrogênio, fósforo e potássio pelas flores do café conilon. Sem uma boa fertilização antes da florada, o que podemos esperar é uma florada fraca e de baixo vigor.



c) O frio pode estar também afetando o processo de floração do conilon, entretanto é difícil de mensurar este efeito. Podemos simplesmente especular, pois, as temperaturas mínimas ocorridas estão muito abaixo da temperatura mínima exigida pelo café conilon para uma boa floração.

A dimensão de tudo isto ainda não sabemos, o que podemos afirmar com muita segurança é que a próxima safra de conilon não será superior a deste ano, que para nós foi muito ruim."

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CESAR AUGUSTO DE MOURA

COLATINA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/09/2010

Sebastião,

É evidente esse cenário que descreveu tão bem. Sem deixar de lado o crescimento vegetativo que também parece ter paralizado desde a colheita.

Abraços

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures