ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leitor acredita na evolução do conilon de qualidade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/07/2010

1 MIN DE LEITURA

3
0
O leitor do CaféPoint Adelino Junior Thomazini (Consultoria/extensão), de Vitória/ES, enviou um comentário ao artigo "Café conilon: o desafio da valorização do produto". Abaixo leia a carta na íntegra.

"Sem dúvida já evoluímos muito quanto à qualidade em Conilon, porém, estamos longe de atingir uma melhoria sistêmica para garantir um fornecimento contínuo à cadeia.

Quando falamos de qualidade, grande parte da responsabilidade está na mão do produtor. As operações de colheita e pós colheita definem grande parte da qualidade intrínseca do café. Porém, sabemos que com a falta de valorização dos cafés com qualidade diferenciada, ocorre a desmotivação do produtor para continuar com o processo.

Sabemos, através de estudos, que o Conilon tem condições de atender às exigências de qualidade do mercado, mas além da atenção especial no processo produtivo, o aperfeiçoamento do processo de comercialização, cadeia de suprimento e competitividade podem ajudar muito a acelerar a evolução do mercado para Conilon de qualidade.

Programas estruturados de apoio ao cafeicultor, com orientações, treinamentos e visitas técnicas são extremamente importantes. Da mesma forma, esses programas devem contemplar atividades "fora da porteira" buscando a estruturação da comercialização desses cafés diferenciados, assim como criar uma imagem positiva desse produto. A utilização de conceitos de gestão de negócios, aliada ao conhecimento técnico para a produção de cafés de qualidade são indispensáveis para o sucesso desses programas. As cooperativas e associações também são extremamente importantes nesse processo.

Em resumo podemos dizer que os passos são os mesmos seguidos no passado pelos produtores, cooperativas e associações de café arábica.

Com o desenvolvimento de um bom produto e uma boa gestão do processos dentro e fora da porteira, o Conilon certamente terá sua diferenciação POSITIVA frente ao consumidor e aos profissionais do mercado."

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ARTHUR FIOROTT

LINHARES - ESPÍRITO SANTO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 14/07/2010

Prezado Sergio Soares,

Como consigo uma amostra de seu café...

Arthur
FREDERICO DE ALMEIDA DAHER

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/07/2010

Prezados ;
Nunca,em tempo algum , se falou tanto do conilon e especialmente da sua qualidade . Vejo esse fato como de extrema importância , já que produsir qualidade é questão vital para quem produz algo seja lá em que ramo de atividade for .É evidente , especialmente para todos nós da cafeicultura do conilon ,que a tomada de posição quanto ao tema está apenas começando pois os óbices tão enfaticamente comentados por tantas lideranças do setor nos assinalam o longo caminho a percorrer . Foi assim também com o arábica e não será diferente com o conilon .A diferença é que estamos , senão todos , pelo menos a grande maioria dispostos a encarar esse desafio . Temos um delineamento de açoes , bem traçado ,multi-institucional , que já começa a dar resultados evidentes . O simples fato de estarmos discutindo o assunto , já evidencia o futuro do conilon de qualidade . O CETCAF juntamente com a FAPES , MCT ,INCAPER o próprio CCC-V ,vêm trabalhando um programa de estudos que certamente redundará no atendimento ao mercado com volumes suficientes de conilon de maior qualidade ,óbice no momento para premios nos preços pagos ao produtor .
Os resultados preliminares nos mostram que , não somente ,o conilon CD é capaz de aprimorar o padrão de bebida do mesmo , como a seca em estufas com pilagem em diversos graus de umidade e acabamento final novamente em estufas vêm demonstrando que alcançaremos os objetivos de qualidade sem acrescentarmos custos ao produto final . Haverá alternativas para todos os cafeicultores sejam eles pequenos , médios ou grandes . Persistamos !
Frederico de Almeida Daher
SERGIO SOARES DA SILVA

SANTA TEREZA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/07/2010

Sou produtor de café conilon e arabica e este ano resolvi descascar um pouco de café conilon e agora só estou lavando e assim desta maneira já tenho uma qualidade melhor pois os frutos brocados e os que não encheram são separados no lavador, e asim espero conseguir um preço melhor . Venho perguntar, será que já existe mercado para quem procura fazer uma qualidade melhor no conilon hoje no Brasil? Ou será que os compradores não vão fazer a diferença na época de comprar?Pois se o proditor hoje já esta investindo em uma plantação moderna com variedades que tenham uma produção maior, maturação mais uniforme e tamanho de peneira grande concerteza ele terá um café de conilon de qualidade superior a muitas que vemos no mercado. Digo uma coisa que a maneira de se secar o café conilon também influi na sua qualidade pois vejo que muitos produtores estão secando o seu café com 8:00 hs e isto não é secar café, eu levo umas trinta horas para secar o meu café e no ano passado eu fiz um teste sequei um café com temperatura alta e depois com uma temperatura menor eu tive um ganho de 3 a 4 sacas de café pilado por secador quando sequei num fogo mais brando.
Espero que não demorem a exigir a qualidade no conilom pois estamos pagando para produzir e cada safra que passa o produtor se torna mais descapitalizado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures