ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lavazza lança plano de apoio aos cafeicultores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/11/2010

2 MIN DE LEITURA

1
0
O mundo dos negócios tem vários jargões, boa parte deles em inglês. Um deles é o "win-win situation", usado para descrever situações em que todos ganham. Foi essa expressão que Giuseppe Lavazza usou para descrever o programa ¡Tierra!, de apoio a pequenos cafeicultores da maior empresa familiar de café expresso do mundo, a italiana Lavazza. Em prática na Colômbia, no Peru e em Honduras, o ¡Tierra! está sendo implantado no Brasil, onde a companhia compra 40% do café que moi e processa.

O orçamento do projeto para o ano que vem é de € 1,7 milhão e boa parte desse dinheiro, segundo Lavazza, virá para o Brasil por intermédio da Giuseppe and Pericle Lavazza Foundation - braço social da empresa que homenageia os irmãos fundadores da companhia, respectivamente o bisavô e o tio-avô de Giuseppe, atual vice-presidente executivo da Lavazza.

"A meta do ¡Tierra! é ajudar a aumentar a produção de café, tanto em quantidade quanto em qualidade", diz Lavazza. De 450 a 500 produtores da região de Lambari, em Minas Gerais, deverão ser beneficiados. O projeto também está sendo estendido para 400 produtores de café robusta na Índia e mais 700 na Tanzânia.

"O ¡Tierra! trabalha de três maneiras: socialmente, economicamente e ambientalmente", diz Lavazza. Socialmente, o projeto levanta prédios onde funcionarão escolas e até hospitais. A fundação também constrói estrada e fornece computadores para os produtores. Economicamente, ensina aos cafeicultores melhores práticas de agricultura e de manejo da cultura para melhores resultados financeiros. Ambientalmente, mostra maneiras de preservar os recursos naturais das áreas de plantio, como água e solo. Também ensina técnicas aos produtores para redução do uso de fertilizantes com aumento da produção, em volume e quantidade.

Auxiliando comunidades produtoras de café na Colômbia, no Peru e em Honduras, a Lavazza conseguiu desenvolver um novo tipo de café, chamado Lavazza ¡Tierra!, que é 100% arábica e sustentável, com o prestigiado selo do sapinho verde da Rainforest Alliance Certified, conferido pela Rede de Agricultura Sustentável (RAS).

No Brasil, o projeto foi iniciado no primeiro semestre deste ano e também deve culminar com o lançamento de um blend sustentável. No Brasil, o programa tem parceria com a organização não governamental alemã Hans R. Neumann Stiftung (especializada em ajudar comunidades produtoras de café em vários países), com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Fundação do Banco do Brasil e a Cooperativa Agropecuária de Lambari.

A Lavazza, fundada em Turim, na Itália, em 1895 processa por ano 138 milhões de quilos de café. Tem quatro fábricas, todas na Itália (Turim, Gattinara, Verres e Pozzilli) e está investindo 10 milhões para construir a quinta, na cidade de Queimados, no Rio de Janeiro.

As informações são do portal Económico, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALEXANDRE MIRANDA LEÃO TEIXEIRA

VARGINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/10/2011

O Brasil tem tanto potencial, tanta experiência no agronegócio "Café" que estamos entregando o gerenciamento nas mão de empresas estrangeiras. Assim ficará fácil de administrar suas compras. Não acredito em boas intenções e sim em interesses comerciais.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures