ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

José Sette (OIC): mesmo que a safra brasileira seja maior que esperada não haverá excesso de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/01/2011

1 MIN DE LEITURA

1
0
A Equipe CaféPoint esteve no Encafé 2010, em Natal/RN. Natália Fernandes conversou com José Sette, diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC) sobre a atuação da entidade no mercado mundial de café e expectativa em relação ao futuro da cafeicultura. Assista abaixo a entrevista na íntegra.

Entrevista com José Sette (diretor-executivo da OIC) from AgriPoint Portais on Vimeo.



"A OIC tem quatro objetivos básicos em sua atuação. O primeiro é servir como fórum de cooperação internacional entre os países que exportam e importam café. Temos um quadro de membros que representa cerca de 97% da produção mundial e mais de 80% do consumo mundial."

"Fazemos um trabalho para promover a transparência do mercado internacional de café através do fornecimento de estatísticas."

"Trabalhamos para fazer um setor cafeeiro sustentável no longo prazo por meio de varias iniciativas."

"O Encafé sempre foi um evento dos mais importantes na cafeicultura brasileira, e até mundial. Sempre foi um fórum de debates sobre as grandes questões que afligem a cafeicultura nacional. Um bom exemplo é a questão da IN 16."

"A IN 16 trata-se de uma iniciativa pioneira no mundo. Acompanharemos a evolução com muito interesse."

"Os fundamentos do mercado são muito favoráveis à firmeza de preços. Ao mesmo tempo estamos vendo um fluxo de grandes capitais especulativos para as commodities em geral. Com isso fica difícil separar o que é fundamento e especulação."

"Os fundamentos devem ser favoráveis para o mercado de café por pelo menos um ano."

"Sabemos que o número da safra brasileira é uma grande incógnita e sujeito a grandes controvérsias. Com a evolução do tempo teremos ideia melhor da safra brasileira que será fundamental para cobrir os atuais problemas com café arábica."

"Certamente em 2011 haverá queda de produção, pela bienalidade baixa e qualquer que seja a produção, terá que suprir a necessidade por dois anos para frente."

"Continuo a acreditar que mesmo que a safra brasileira seja maior que esperada, ainda não haverá excesso de café."

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FERNANDO DE SOUZA BARROS JR.

SÃO PAULO - SÃO PAULO - TRADER

EM 17/01/2011

Prezados companheiros.

Todos voces sabem que papel aceita tudo!Porém quem tem o domínio da informação e que a usa a seu favor são os distribuidores de nosso café.A prova disto é a formaçào do preço do café Natural Brasileiro que é baseado na cotação de um produto que não é o nosso é o do Contrato C (café Colombiano) na Bolsa
de N.York cujos Certicados já estão velhos e desmerecidos (deveriam ter um deságio de 40% e estão lá. Vendemos a longo prazo com um diferencial negativo de 25/30 e até 40 centavos abaixo cerca de U$40 abaixo enquanto a Colombia vende 60 acima cerca de U$80 acima isto sem levar em consideração o PIS e COFINS (9,25% - em torno de R$38,00 p/saca) que o exportador dá de desconto ao Torrador.Isto é Dumping e o pior se não der para embarcar as vezes é até cancelada a venda num autentico jogo em que o produtor vende o máximo pelo mínimo pois a política interna de controle do fluxo da oferta é francamente fávorável aos compradores.Perdemos sim alguns bilhões de reais por ano,quebramos o produtor que só ve a sua dívida aumentar e quando o preço sobe é pela falta de café na mão do produtor que já vendeu a sua safra a preço que não alivia as suas necessidades.Queremos uma OIC transparente e livre destas informações tendenciosas tão maléficas a renda do produtor.Vigilante na tarnsparencia dos preços e que de condições de se traçar um projeto de longo prazo em que o cafeicultor seja o principal pois sem café o consumidor vai ficar triste e desanimado vendo os preços subirem nas nuvens e depois cairem na ribanceira sem que com isto traga a felicidade.Se quisermos entraremos na China com um projeto de envergadura e aumentaremos de tal forma o consumo que os distribuidores perderão totalmente o controle da oferta e aí quero ver como ficariam os consumidores.Este momento ainda nào chegou!

Saudaçòes a todos.


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures