ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Indústria de solúvel depende de preços no varejo interno

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/07/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Foto: Henrique Peron/ Café Editora
Foto: Henrique Peron/ Café Editora

A indústria brasileira de café solúvel continua a registrar números considerados modestos, mas seu faturamento cresceu expressivos 17,8% no ano passado em relação a 2012, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), que representa seis empresas. A Nestlé, que lidera o segmento, não é associada.

A receita do segmento como um todo - não apenas das empresas associadas - foi estimada em R$ 530 milhões em 2013, e a expectativa é que esse patamar seja mantido em 2014, conforme o diretor-executivo da entidade, Roberto Ferreira Paulo. O forte crescimento do ano passado, segundo a Abics, refletiu os preços mais elevados praticados no mercado, já que o consumo no país continuou estável. De acordo com a Abics, o segmento representa cerca de 5% do consumo total de café do país.

Segundo a empresa de pesquisa de mercado Mintel, o café instantâneo tem uma participação de 3,8% no mercado brasileiro e essa fatia está diminuindo. Jonny Forsyth, analista global da categoria de bebidas da Mintel, acredita que a participação poderá recuar ainda mais porque os "brasileiros estão acostumados ao café fresco (coado) e muito raramente vão voltar para o solúvel".

Segundo Ferreira Paulo, o segmento vem perdendo competitividade nos últimos anos principalmente no mercado externo, em decorrência de barreiras aplicadas por mercados compradores como a União Europeia, que impõe tarifa de importação de 9% sobre o café industrializado do Brasil enquanto outros países pagam 3,1%.

Ele lembra que as exportações brasileiras do produto estão praticamente estáveis em pouco mais de 3 milhões de sacas por ano, enquanto o mercado global da bebida instantânea cresce, em média, 2,7% ao ano. "O Brasil poderia exportar 4,5 milhões de sacas".

Em 2013, os embarques do segmento totalizaram 3,329 milhões de sacas, 3,5% menos que em 2012. A receita com os embarques caiu 2,9%, para US$ 655 milhões, conforme a Abics. No ano-safra 2013/14 (julho de 2013 a junho deste ano), as exportações somaram 3,459 milhões de sacas, queda de 6,9% sobre o ciclo anterior, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé).

Nesse contexto, algumas conhecidas empresas de café solúvel enfrentaram dificuldades, principalmente as de menor porte. O Valor entrou em contato com as seis empresas associadas à Abics - entre as quais companhias de grande porte, como a Cia Cacique e a Café Iguaçu -, mas nenhuma atendeu aos pedidos de entrevista. Entre as seis, a Cia Mogi paralisou suas atividades e a Café Solúvel Brasília, de Varginha (MG), demitiu todos os funcionários em fevereiro deste ano, conforme Benedito Memento, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Varginha e Região.

Para Jonny Forsyth, da Mintel, a melhor forma de as marcas de café solúvel estabilizarem sua participação no mercado é inovar com melhor qualidade dos grãos, fazer versões aromatizadas e com foco nos consumidores mais jovens.

Reportagem Valor Econômico/ por Carine Ferreira

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures