ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Imaflora certifica a primeira fazenda de café conilon

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/08/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - Imaflora - acaba de certificar a primeira fazenda que produz a variedade conilon de café, de grande consumo no mercado doméstico: é a Modena, que fica na cidade de Linhares, no Espírito Santo e colhe sua primeira safra com a certificação da Rede de Agricultura Sustentável (selo Rainforest Alliance Certified)). Com 107 hectares de pés de café e 48 hectares de reserva legal, a Modena planeja aumentar as de 8 mil sacas da safra atual para 12 mil sacas, no ano que vem.

O empresário Raimundo Paula Soares, proprietário da fazenda e que tem forte atuação no setor - é também superintendente da Realcafé, empresa do Grupo Tristão e detém, entre outras marcas, a Cafuso de café torrado e moído, que tem 45% do mercado capixaba - explica que procurou a certificação por acreditar que "o produtor que não possuir a certificação da Rede de Agricultura Sustentável nos próximos dez anos estará fora do mercado" e conta que já enviou 1 mil sacas do seu produto para avaliação da Nestlé.

As fazendas certificadas obedecem a princípios e critérios socioambientais, acordados internacionalmente, pela coalizão de ONGs que integra a Rede de Agricultura Sustentável.

Entre os requisitos ambientais para a certificação estão a adoção de boas práticas de manejo no plantio, que permitam a conservação dos rios e do solo, a proteção das florestas, dos biomas em que estão inseridas e da vida silvestre. E entre as práticas sociais mínimas, exigidas, figuram a garantia de respeito aos direitos dos trabalhadores, fornecimento de equipamentos de segurança no trabalho, de condições dignas de alojamento e alimentação, além do acesso à saúde e escola extensivos aos familiares dos empregados e aos trabalhadores temporários.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, do Governo do Estado do Espírito Santo, o estado é hoje o segundo produtor de café do Brasil e líder no cultivo do conilon, responde por 72% de produção nacional dessa variedade.

Para o engenheiro agrônomo do Imaflora Eduardo Trevisan Gonçalves, a certificação de uma fazenda produtora de café conilon quebra um paradigma: o de que a certificação está restrita apenas aos segmentos gourmets ou de exportação do produto.

As informações são do Imaflora, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures