ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IMA é 1° instituição pública nacional credenciada para certificação orgânica

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/12/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
A agricultura orgânica de Minas Gerais ganhará uma nova alavanca. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) foi credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) como organismo da avaliação de conformidade orgânica (OAC). É a primeira instituição pública a ser reconhecida para essa ação que passa a integrar o grupo de certificadoras já regularizadas.

Os produtos orgânicos de origem vegetal certificados passarão a ter um selo federal reconhecido em todo o país: o selo do sistema brasileiro de avaliação da conformidade orgânica (Sisorg). O objetivo é valorizar a produção, facilitar a identificação desses produtos e garantir a qualidade, ou seja, certificar que foram produzidos de acordo com os regulamentos técnicos existentes. Os responsáveis por esse segmento serão incluídos no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Ministério.

Produtores de hortaliças, frutas, café e cachaça já aguardam as auditorias do IMA. Os auditores envolvidos são especializados no processo e executam ações em todo o estado na certificação de cachaça e café e agora vão conferir os orgânicos. O produtor que obtiver o selo de conformidade poderá comercializar seus produtos em todo o território nacional.

Segundo o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, um orgânico certificado pelo instituto terá diferencial para o produtor e para o consumidor. "Os produtos terão garantia de procedência, como a comprovação de isenção de conservantes e ingredientes químicos, além de serem mais valorizados nos mercados", afirma.
O credenciamento é válido para a produção de origem vegetal para o qual deseja o tratamento de orgânico.

Para isso, é necessário solicitar uma avaliação ao IMA. A principal característica desses produtos é a ausência de resíduos de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente e a saúde do consumidor. A conservação e regeneração dos recursos naturais, ou seja, o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, além de uma menor intervenção no meio ambiente, também são princípios da agricultura orgânica.

As informações são do Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA, adaptadas pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures