ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IBGE: produção da agroindústria cai 5,4% no semestre

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/08/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
A atividade agroindustrial brasileira caiu 5,4% no primeiro semestre de 2009, a maior queda desde que foi iniciada a pesquisa setorial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1991. O desempenho - que ainda é melhor do que a indústria em geral, com queda de 13,4% no período - levou a uma grande redução no volume de investimentos no setor.

O resultado do primeiro semestre de 2009 para a agricultura foi influenciado negativamente pela estiagem, iniciada no último trimestre de 2008, que afetou sobretudo a Região Sul, principal região produtora do país, e pelo menor uso de adubos e defensivos, que contribuíram para a redução da produtividade e da produção. Conforme estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de junho, a safra de grãos de 2009 deverá ser da ordem de 133,3 milhões de toneladas de grãos, resultado 8,7% inferior à safra recorde de 2008 (146,0 milhões de toneladas).

Segundo o IBGE, a produção de máquinas e equipamentos agrícolas despencou 36,6% no semestre, enquanto os bens de capital em geral registraram queda de 23,0% na mesma comparação. Já a produção de adubos e fertilizantes caiu 23,3% no primeiro semestre. A de inseticidas, herbicidas e outros defensivos para uso agropecuário teve decréscimo de 27%, sempre na comparação com igual período de 2008.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX/MDIC), até junho de 2009, o volume exportado dos principais produtos da agroindústria apresentou as seguintes variações em comparação ao mesmo período de 2008: pedaços e miudezas de aves (-5,6%), carnes de bovinos congeladas (-14,3%), couros e peles de bovinos (-32,1%), sucos de laranjas (-4,0%), álcool (-25,2%) e óleo de soja em bruto (-8,4%). Por outro lado, houve aumento nas exportações de açúcar (50,5%), grãos de soja triturados (40,2%) e bagaços e outros resíduos da extração do óleo de soja (9,3%). "A receita do exportador diminuiu e o crédito também, com isso, os produtores agrícolas resolveram investir menos na safra", disse o gerente da pesquisa da agropecuária do IBGE, Fernando Abritto. O especialista considera que a queda de demanda no exterior devido à crise global foi o que mais afetou a queda da produção agroindustrial no semestre.

Ele afirmou também que uma alta de custos na produção de leite levou alguns produtores a sacrificar parte do rebanho leiteiro e vender a carne. As vacas leiteiras e bovinos reprodutores também são considerados investimento pela pesquisa do Produto Interno Bruto (PIB) e fazem parte da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que, porém, é integrada em mais de 90% por máquinas e equipamentos e construção civil.

O setor de produtos industriais derivados da pecuária apresentou retração de 4,1%. Os derivados de aves recuaram 3,3% devido à queda das exportações provocada pela menor demanda externa, principalmente, da Ásia e União Europeia. Os derivados da pecuária bovina e suína decresceram 3,5%, por conta da menor quantidade exportada para a Rússia e União Europeia. A produção de leite, produto predominantemente direcionado ao mercado interno, recuou 2,7%, enquanto a de couros e peles apresentou retração de 18,9%, impactada pelas exportações. O setor de produtos industriais utilizados pela pecuária decresceu 3,8%, com o grupo rações, de maior peso, recuando 10,0%, enquanto o de produtos veterinários avançou 28,1%.

Pelas comparações de trimestre com igual período de 2008, a queda dos produtos industriais com aves diminuiu do primeiro (-4,5%) para o segundo trimestre (-2,1%). Já a de bovinos, suínos e outras reses teve a redução aprofundada de 1,4% no primeiro trimestre para 5,5% no segundo. "Carne de ave é mais barata. Pode estar havendo alguma substituição", disse Abritto.

As informações são da Agência Estado e do IBGE, adaptadas e resumidas pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures