ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IBGE aponta recuo de 4,9% da Agroindústria em 2009

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/02/2010

3 MIN DE LEITURA

1
0
Em 2009, a agroindústria brasileira recuou 4,9%, resultado inferior ao assinalado em 2008 (1,7%), porém superior ao registrado pela média da indústria geral (-7,4%). Os setores vinculados à agricultura (-5,2%), que têm maior peso na agroindústria, recuaram mais intensamente que os setores associados à pecuária (-1,1%). O grupo inseticidas, herbicidas e outros defensivos para uso agropecuário também teve forte recuo (-15,7%), assim como o segmento madeira, (-13,0%).

A agroindústria apresentou resultados negativos nos quatro trimestres de 2009: (- 6,7%) no primeiro, (-4,2%) no segundo, (- 5,9%) no terceiro e (-2,8%) no quarto. A queda menos intensa no segundo semestre deveu-se à melhora da pecuária, que cresceu 1,8% nesse período.

A retração (-4,9%) na produção agroindustrial está relacionada à crise econômica mundial, que provocou queda no volume e nos preços de diversos produtos agropecuários exportados. Também influiu a redução da safra de 2009 (-8,3%), com a seca que atingiu a Região Sul e com um menor investimento na lavoura. Assim, houve redução da renda agrícola, que provocou queda do investimento em máquinas e equipamentos agrícolas (-28,7%), em adubos e fertilizantes (-2,1) e em defensivos agropecuários (-15,7%).

O resultado da agricultura em 2009 foi influenciado negativamente pela estiagem, iniciada no último trimestre de 2008, sobretudo na Região Sul, principal produtora do país, e pelo menor uso de adubos e defensivos, que contribuíram para a redução da produtividade e da produção. Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), a safra de grãos de 2009 foi a segunda maior da história (133,8 milhões de toneladas de grãos), resultado 8,3% inferior à safra recorde de 2008 (146,0 milhões de toneladas).

Em função da crise internacional, houve queda no volume e no preço das commodities agropecuárias exportadas, influindo negativamente no resultado da agroindústria. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX/MDIC), o volume exportado dos principais produtos da agroindústria teve as seguintes variações em relação a 2008: pedaços e miudezas de aves (-3,4%), carnes de bovinos congeladas (-12,3%), couros e peles de bovinos (-15,2%), álcool (-34,7%), óleo de soja em bruto (-22,3%) e bagaços e outros resíduos da extração do óleo de soja (-0,2%). Por outro lado, aumentaram as exportações de açúcar (24,8%), fumo (4,9%), celulose (16,9%), suco de laranja (0,7%) e grãos de soja triturados (16,6%).

O setor de produtos industriais derivados da agricultura recuou (-4,0%) em 2009, com resultados negativos em seis dos oito subsetores pesquisados. A queda dos derivados da cana-de-açúcar (-5,9%) é explicada pela redução da produção de álcool (-15,4%), devido ao direcionamento da safra para a produção de açúcar. Essa produção cresceu 4,0%, com a alta dos preços internacionais, em função da queda da safra indiana (segundo maior produtor mundial).

Com isso, as exportações de açúcar subiram 24,8%1, enquanto as vendas externas de álcool recuaram (-34,7%). Outras influências negativas vieram dos derivados da soja (-9,1%), do milho (-2,4%) e do trigo (-4,2%), além do fumo (-2,4%) e da laranja (-9,5%). Já as contribuições positivas vieram de arroz (6,4%), produto direcionado ao mercado doméstico e celulose (0,2%), influenciada pela exportação.

O setor dos produtos industriais utilizados pela agricultura apresentou retração (-12,7%), por conta da queda da fabricação de máquinas e equipamentos agrícolas (-28,7%) e de adubos e fertilizantes (-2,1%). Este segmento foi afetado pela redução da renda agrícola, decorrente da queda do volume exportado e das cotações das commodities agrícolas, e do aumento dos custos no período de plantio da safra de 2009.

Com isso, o investimento em máquinas e equipamentos, e a compra de adubos e fertilizantes, itens fundamentais para o crescimento da produtividade agrícola, foram menores. Além do mercado interno, o setor externo também contribuiu para a queda da produção de equipamentos agrícolas. Conforme estatísticas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), houve quedas tanto na quantidade exportada de colheitadeiras (-65,5%), como na de tratores de rodas (-46,3%).

O setor de produtos industriais derivados da pecuária recuou (-1,2%). Os derivados de aves caíram (-0,7%), devido à redução das exportações, principalmente para a Ásia e União Europeia. Os derivados da pecuária bovina e suína tiveram sua produção reduzida (-2,9%), em razão da menor quantidade exportada, com destaque para a Rússia e União Europeia, enquanto a de couros e peles retraiu-se (-11,3%), com a redução nas exportações.

O setor de produtos industriais utilizados pela pecuária recuou (-0,7%). O grupo rações, de maior peso, teve queda (-4,5%), enquanto o de produtos veterinários avançou 19,1%.

As informações são do IBGE, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JORNAL RAÍZES RURAIS

BARRA MANSA - RIO DE JANEIRO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 09/02/2010

"O resultado da agricultura em 2009 foi influenciado negativamente pela estiagem, iniciada no último trimestre de 2008, sobretudo na Região Sul, principal produtora do país, e pelo menor uso de adubos e defensivos, que contribuíram para a redução da produtividade e da produção"

VOCÊS CONCORDAM COM ESTES ARGUMENTOS?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures