ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IAC completa 124 anos e lança Programa de Cafés Especiais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/06/2011

4 MIN DE LEITURA

0
0
Para brindar, uma carta de cafés. E para avançar, um curso de MBA. É nesse contexto que o Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, completou 124 anos nesta segunda-feira, 27 de junho de 2011. Como parte das comemorações, o IAC lança Programa de Cafés Especiais e assina documento que viabilizará a implantação do primeiro MBA em Fitossanidade do Brasil, em parceria com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF). O documento foi assinado no evento comemorativo pelo diretor-geral do IAC, Hamilton Humberto Ramos, e o diretor executivo da ANDEF, Eduardo Daher. A primeira turma deverá ter início em janeiro de 2012.

Para os apreciadores da bebida, o cheiro e o sabor de um café recém preparado são de dar água na boca. No início das manhãs, para muitos, o cafezinho faz a diferença entre despertar e apenas levantar. Se ele já é tão valorizado, imagine então o café especial - com perfil sensorial diferenciado em sabor e aroma. Para contribuir com a disponibilização desse tipo de produto aos consumidores e a geração de nova oportunidade à cadeia de produção do café, o Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lança o Programa de Cafés Especiais IAC ao completar 124 anos.

A ideia é disponibilizar ao setor da cafeicultura uma "carta de cafés" - opções variadas de cultivares de alta qualidade - com a possibilidade de reorientações nas pesquisas científicas que possam resultar em materiais específicos para as demandas apresentadas e as regiões geográficas onde se pretende cultivá-los. Isso porque a qualidade é muito sensível às variações de ambiente, diferentemente de características agronômicas, como resistência a pragas.

Além da adoção de padrões internacionais para avaliação da qualidade dos cafés especiais, o IAC está propondo com esse Programa um sistema inovador de trabalho, caracterizado pela reunião de áreas de pesquisas aliadas à cadeia de produção do café e ao mercado. Esse arranjo favorecerá o atendimento de demandas específicas de diferentes regiões produtoras e o alinhamento da produção de bebidas especiais com as exigências do consumidor. Outra característica do Programa de Cafés Especiais IAC está em ações que poderão contribuir para a redução do prazo necessário para obtenção de novas cultivares de café.

Há potencial para obtenção de cafés com nuances de sabor e aroma floral, frutado, achocolatado, cítrico, entre outros. "Os resultados preliminares são animadores e indicam a possibilidade de produção de cafés de altíssima qualidade sensorial que não deixam nada a desejar em relação aos especiais produzidos por outros países", comenta Giomo.

De acordo com o pesquisador, os novos materiais em estudo no Instituto são cultivares IAC. Participaram da formação desses especiais os cultivares: Bourbon Vermelho, Bourbon Amarelo, Caturra, Catuaí, Icatu, Obatã e Mundo Novo, dentre outros. O trabalho de seleção é focado nas características qualitativas que interessam ao café especial, como tamanho do grão e qualidade de bebida.

Materiais promissores estão sendo cultivados em escala experimental em Campinas, Mococa e São Sebatião da Grama para avaliações agronômicas e tecnológicas. "Essas avaliações têm apontado para a superioridade de alguns genótipos em relação às cultivares testemunhas, o que é de grande importância para a seleção de plantas com elevado potencial produtivo e qualitativo", diz Giomo.

Diferencial do Programa de Cafés Especiais IAC

O Programa de Cafés Especiais IAC concentra esforços no pré e pós-melhoramento para acelerar a obtenção de novas cultivares de café arábica, adaptadas aos diversos ambientes de produção e com maior aptidão genética para produzir cafés especiais.

O Programa irá aproveitar esses estudos realizando cruzamentos entre cultivares já estabelecidos com espécies pouco conhecidas e com alto potencial sensorial. Feita essa hibridização, o programa não irá esperar por quatro ou cinco anos necessários para a estabilização do material. A produção será feita a partir de mudas clonadas que reúnem todo o potencial de ambas as cultivares clonadas. Nesse sentido, o trabalho abre a possibilidade de desenvolvimento de novas cultivares em prazo bem menor que no melhoramento genético convencional, que pode chegar a 30 anos obtenção de novas cultivares. A expectativa é reduzir esse tempo em 30% a 50%.

O pesquisador explica que o processo de melhoramento genético do café especial é contínuo. "O Programa irá buscar continuamente a perfeição em cada aspecto, lançando cultivares cada vez mais adequadas a demandas específicas", diz.

O controle de qualidade do Programa de Cafés Especiais IAC usa métodos recomendados pela Specialty Coffee Association of America (SCAA) e pelo Coffee Quality Institute (CQI), dos Estados Unidos. "No programa de cafés especiais, os cafés são avaliados da mesma forma como são avaliados nos principais países consumidores e produtores de cafés especiais, como Estados Unidos, Japão, Etiópia, Quênia, El Salvador e Costa Rica", afirma o pesquisador.

Além de recursos do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, parte das atividades do Programa poderá ser financiada por agências de fomento e pela iniciativa privada por intermédio de parcerias. A interação com o setor privado é fundamental para a execução do Programa, considerando a aceleração e obtenção de resultados. O pesquisador destaca que, respeitando-se as limitações biológicas inerentes a qualquer processo de melhoramento genético e produção de café, a velocidade de geração de resultados será proporcional ao aporte de recursos financeiros, humanos e estruturais alocados ao Programa.

As informações são de Carla Gomes e Raquel Hatamoto, da Assessoria de Imprensa IAC, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures