ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Hora de organizar e reestruturar a comercialização?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/03/2011

2 MIN DE LEITURA

5
0
O leitor do CaféPoint Eugenio Rossi de Figueiredo Sousa, produtor de café de Boa Esperança/MG, enviou um comentário ao artigo "Há momento melhor que agora?". Abaixo leia a carta na íntegra.

"Como é gostoso ver as opiniões das pessoas! Divergentes ou não, as mesmas nos fazem filosofar sobre uma simples atividade agrícola, porém complexa chamada de cafeicultura. Assim, não tem como ficar de fora. No tema proposto para o debate vejo duas faces distintas de uma mesma figura; de um lado a explicação sobre a realidade atual dos mercados e de outro, o anseio que os produtores de café têm de serem menos explorados.

A realidade dos mercados é bem complexa, os fundamentos teóricos da economia realmente não irão explicar bem os fatos, talvez simplesmente pelo fato da ciência econômica não ser uma ciência exata como a maioria pensa, ela está à mercê das decisões de cada cérebro pensante; consumidores, produtores, torrefadores, governantes e por aí vai, uma cadeia complexa, é imprevisível. Somente os números (quantidade ofertada e demandada) não irão determinar a equação. Isto não significa que devemos deixar a coisa simplesmente rolar. Dentre os membros da cadeia do café que acabei de citar, os consumidores e produtores são os que compõem maior número de participantes, por obra do destino, são aqueles que individualmente têm menor poder de fazer alguma coisa pela cadeia. Então, parece que a regra seria reduzir o número de produtores, e isto poderia ser feito através de uma união entre as cooperativas do setor, principalmente naquilo que se refere à comercialização do café. Assim os compradores do produto teriam que enfrentar um mercado menos pulverizado e fragilizado. Para este exemplo, em menor escala, posso citar como seria bem mais difícil a obtenção de preços desejáveis se a comercialização fosse feita comprador - produtor sem intermédio de cooperativas (ruim com elas pior sem elas).

A nossa estrutura de comercialização não vem seguindo as tendências da nova ordem econômica. Se o mercado de petróleo fosse como o nosso; um contingente enorme de exploradores e algumas pequenas cooperativas, estaríamos pagando um preço enorme por ele?

Pouquíssimas vezes a cotação do café em NY ultrapassou 200,00 cent$/lb e nos acostumamos a pensar que quando rompida esta barreira o preço estaria excelente, é o mau de parearmos produtos a certos valores. As indústrias de fertilizantes com certeza não fazem o mesmo, me lembro de ureia a US$ 200,00/ton.

O momento agora é de organizarmos, reestruturar a forma de comercializar nosso cafezinho de cada dia, isto é o que eu penso.

Um grande abraço!"

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FERNANDO DE SOUZA BARROS JR.

SÃO PAULO - SÃO PAULO - TRADER

EM 15/03/2011

Prezados companheiros.

A necessidade de saber o custo de produção como foi comentado é a regra n.1; segundo mandar na mercadoria e isto quer dizer sair fora de dívidas e compromissos que costumam vencer em hora inadequada;terceiro pegar o recibo de depósito e
o warrant de seu café para se garantir e ter meios de financiar a estocagem caso precise de recurssos;quarto armar a estratégia adequada para cada safra vendendo de 15 a 20% de seu café para entrega em julho/agt/set de tal forma a tocar a lavoura nesta época;quinto ter um corretor que o oriente e não apenas se preocupe em vender a sua mercadoria e pronto,pois na maioria das vezes o que se houve é: cuidado pode cair! ou faça média que aí não erra,ou venda tudo e vai.....pescar enfim cada ano tem a sua peculariedade.Agora uma coisa importante é saber exatamente qual vai ser a Política e a Gestão desta junto ao Governo uma vez que nos ultimos 10/15 anos exportamos aumento de nossas dívidas e impostos (PIS e COFINS) dando um prejúiso enorme ao produtor e a sociedade brasileira.

Finalmente cobrar e ser solidário nesta empreitada.

Abraço a todos
EUGENIO ROSSI DE FIGUEIREDO SOUSA

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/03/2011

À equipe de redação CaféPoint.

Fiquei muito grato ao ver que o meu comentário sobre o tema: "Há momento melhor que agora?" abriu uma nova janela para discussão.

Meu MUITO obrigado.

Abraços a todos!

PAULO EIMAR OLIVA PERPETUO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/03/2011

Prezados amigos,
REALMENTE TEMOS QUE CONHECER, e BEM ,O CAFÉ QUE TEMOS OU TEREMOS PARA COMERCIALIZAR.
UMA DAS FORMAS É MANDAR AMOSTRAS PARA VARIOS CORRETORES OU VARIOS COMPRADORES(de varias cidades e estados) E SOLICITAR OFERTA DOS MESMOS.
COMPARE AS OFERTAS........E FAÇA UMA BOA VENDA.
Acompanhe diariamente as cotações da BMF.
Não importa que vc. vá vender 50 sacas ou 5000 sacas.
Dê valor a sua mercadoria.
Abraços.
BÉRTHALO FRANCO

CARATINGA - MINAS GERAIS

EM 11/03/2011

Prezado Alvaro,
busco ajuda.
Como posso fazer para acompanhar comercialização de meu café?
Como conhecer as opções que mercado oferece?
Como usar internet para fazer oferta?
Aguardo e agradeço.
Bérthalo.
ÁLVARO PIERONI ISNARD

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SÃO PAULO

EM 10/03/2011

Caros amigos do setor cafeeiro.
Estruturar a comercialização sim....o que não podemos deixar de fazer é nossa lição de casa.
Como poderemos saber qual é o melhor preço para nossa produção de café? Bom ... primeira lição....temos que saber quanto custa para fazer um saco de café. sem este valor como poderemos enfrentar o mercado.
Segunda lição fazer um bom produto e saber a qualidade para podermos discutir no mercado o melhor preço da nossa produção. Muitos produtores (espero que sejam a minoria) se posiciona assim: na hora que os compradores precisam tudo é a mesma coisa....está errado.
Participar da comercialização , é a terceira lição. o produtor precisa estar presente na hora de comercializar, lançar mão de todas as opções que o mercado oferece. Hoje o produtor tem até a opção de receber uma oferta pela internet....não sabiam?...Pois tem.
Façam uma pesquisa e encontraram um site que oferece visibilidade nos lotes comercializados, e as ofertas chegam no seu computador.
Pois é amigos se organizar para uma boa comercialização começa em organizar a propria casa.

Abraços a todos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures