ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Honduras: preços históricos animam o setor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/11/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
O café chega a preços históricos. O valor do quintal (saca de 46 quilos) na bolsa de Nova York superou a barreira dos US$ 200. Esse preço representa dados recordes para Honduras e enche o setor cafeicultor de expectativas. O gerente geral do Instituto Hondurenho de Café (Ihcafé), Juan José Osorto, disse que "é uma excelente notícia aos produtores".

O Ihcafé prognosticou 3,83 milhões de sacas de 60 quilos de produção; a maior parte dessa colheita se espera para os meses de novembro e dezembro. De acordo com os técnicos do Instituto, esses preços, no entanto, não estão sendo aproveitados pelos exportadores, já que os atuais contratos de compra estão fixados em preços médios de US$ 158,83 (por quintal) para sua exportação.

A técnica da Unidade de Comercialização do Ihcafé, Jenny Bustamante, disse que alguns exportadores começam a fixar suas negociações com base no preço atual; no entanto, os compradores começam a dilatar compras esperando movimentos de baixa na bolsa de valores.

"Existem muitos fatores que, esse ano, tornam a colheita especial, por exemplo, o Brasil, que tem uma política de retenção de café e restringe as exportações e isso afeta a lei de oferta e demanda", disse Osorto.

Em meio às boas notícias sobre o preço internacional do café, os produtores começam a sentir falta de mão-de-obra em suas fazendas. "Nesse momento, está saindo a colheita nas zonas baixas, que estão a uns 800 metros sobre o nível do mar, mas em dezembro, sai a colheita das regiões que estão sobre os 1.000 metros e é mais de 75% da produção nacional", disse Osorto.

De acordo com os produtores, grande parte da mão-de-obra das maiores zonas produtoras de café emigraram aos Estados Unidos e, em muitos casos, são as mulheres e crianças que mais trabalham o corte do grão.

A reportagem é do ElHeraldo.hn, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures