ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Guatemala: cafeicultores temem danos de tempestade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/06/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
Alguns cafezais da Guatemala estão correndo o risco de pegar um fungo destrutivo devido à tempestade Agatha, mas os deslizamentos e as pontes que desmoronaram dificultam a avaliação dos danos.

A Associação Nacional de Cafeicultores da Guatemala (Anacafé) disse que os deslizamentos de terra eram improváveis, porque os cafezais estabilizam o solo, protegendo as fazendas da tempestade, que atingiu a Guatemala no último final de semana e matou pelo menos 113 pessoas.

A primeira tempestade batizada da estação de furações do Pacífico de 2010, Agatha atingiu a Guatemala, maior produtor de café da América Central, no sábado, destruindo casas, pontes e levando a quedas nas linhas de telefone.

A prolongada umidade após a tempestade é o ambiente propício para o fundo Olho de Galo, ou Mycena citricolor. "A umidade durante e depois da tempestade leva ao surgimento de fungo nas plantas. Esse é um problema", disse o gerente comercial da Fedecocagua, um grupo de 120 fazendas do país, Gerardo de Leon.

O fungo cresce nas folhas dos cafezais e as levam a cair, expondo as cerejas ao vento e às chuvas e podem apodrecer. O fungo prejudicou a colheita de café da Costa Rica em 2006-2007, reduzindo levemente sua colheita.

A Anacafé disse que mais chuvas fortes também podem levar à queda das cerejas de café, mas que o impacto na safra de 2010/11 ainda é desconhecido. "Eles poderiam cair por causa das chuvas ou por causa de doenças", disse o assistente da Anacafé, Otoniel de Leon. "Isso depende de como o clima avançará".

Com a colheita de 2009/10 quase terminada, a Anacafé disse que a produção da Guatemala no ciclo será de 3,375 milhões de sacas de 60 quilos, um pouco menos que a estimativa anterior de 3,4 a 3,6 milhões de sacas. Na safra de 2008/08, a Guatemala produziu 3,79 milhões de sacas de café.

A reportagem é da Reuters, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures