ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Governo muda seleção de diretores da Embrapa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/04/2011

2 MIN DE LEITURA

4
0
O processo de seleção dos diretores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), baseado em critérios técnicos de recrutamento, será extinto por intervenção direta da presidente Dilma Rousseff. E o mandato de três anos garantido aos diretores da estatal valerá somente para os atuais executivos recém-confirmados no cargo.

Em meio à disputa de grupos internos pelo comando da principal instituição de pesquisa rural do país, o Palácio do Planalto interveio na condução da empresa para "adequar" a estratégia às suas prioridades. Em sua análise, a presidente identificou uma "excessiva autonomia" da atual direção, a necessidade de rever planos para o orçamento de R$ 1,8 bilhão em 2011 e o desejo de "ajustar" o foco da empresa.

A Embrapa tem papel fundamental no monitoramento por satélite das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no sucesso da transferência de tecnologia a países da África, continente onde o Brasil disputa influência com a China.

Na teoria, a seleção faria "blindagem" contra ingerências políticas na empresa. Mas estimulou as disputas. As brigas internas renasceram sob o comando do atual presidente Pedro Arraes. O grupo de "fundadores" da empresa se indispôs com sindicato dos trabalhadores. A bancada do PT passou a reivindicar mais espaço e a reclamar da forte influência dos ruralistas nos rumos da empresa. Como pano de fundo, estavam divergências sobre parcerias com multinacionais do agronegócio, tratamento desigual à agricultura familiar e abordagem das questões ambientais da Embrapa.

Insatisfeita com a conflagração, a presidente Dilma Rousseff resolveu ter mais controle sobre os destinos da Embrapa. A Casa Civil ordenou ao Conselho de Administração (Consad) da empresa o fim do "comitê de busca" dos diretores. E avisou que os novos indicados poderão ser substituídos. O próprio Pedro Arraes, no comando desde julho de 2009, está sob ataques. No ato de nomeação de Arraes, não constou a "garantia" do mandato de três anos como no caso dos novos diretores, todos pesquisadores concursados, que devem permanecer até abril de 2014.

O sindicato dos trabalhadores (Sinpaf) comemorou a decisão: "O estatuto não prevê comitê nem dá poderes ao Consad para isso", disse Vicente Soares de Almeida. Para ele, o comitê não "blindou" a empresa de indicações políticas. "Veio goela abaixo depois que Pedro Arraes assumiu e quis fazer o mesmo com seus diretores. Não teve transparência. Não se sabe pontuação para critérios, etapas do processo nem teve espaço para questionamentos".

A reportagem é de Mauro Zanatta, para o jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CLAUDIO DABUS FIGUEIREDO

MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 17/04/2011

Na EMBRAPA temos o Brasil que da certo,na política ao contrario,o atraso total.
Que tenhamos a luz como vencedora dessa ridicula querela, entre política, sindicatos e a ciencia.
JOSE EDUARDO DA SILVA

JANAÚBA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/04/2011

se a embrapa entrar nessa de politicagem , babau embrapa, ficara totalmente desacreditaDA. VAMOS COM NOSSO ARROZ COM FEIJÃO GENTE.
EUGENIO MARIO POSSAMAI

ÁGUA BOA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 16/04/2011

Nosso governo começa a por suas manguinhas de fora, em todas as empresas do governo se fosse algo sério, deveria ser somente supervisionada pelo mesmo, e não colocado seus diretores por indicações políticas, pois ali é que as influencias são mais escandalosas e os interesses de partidos mais acirados, uma vez que quando um cacique fica desgostoso funda seu próprio partido para poder comandar e disputar cargos no governo, uma vergonha.
ALCANCE PECUÁRIA

BAURU - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 13/04/2011

A ingerência do governo numa area essencialmente tecnica,com certeza trará problemas,o que é um grande perda pois a Embrapa tem siso um marco de pesquisa e desenvolvimentono Brasil.É uma pena.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures