ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Globo Repórter mostra mitos e verdades sobre o café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/08/2009

6 MIN DE LEITURA

7
0
Cientistas afirmam: café não faz mal à saúde

Primeiros resultados de uma pesquisa feita pelo Instituto do Coração, em São Paulo, indicam que bebida não aumenta o risco de infarto.


Café com leite melhora o rendimento de estudantes

De acordo com o médico Darcy Lima, bebida deixa os alunos mais atentos para as aulas. Professores aprovam a novidade na merenda.


Aroma de café estimula áreas de prazer no cérebro

Bebida tem mais de 200 componentes que são liberados no ar e que podem ser percebidos pelo olfato.


Coador de pano deve ser guardado na geladeira

Medida evita a proliferação de bactérias. Além disso, o coador de pano deve ser lavado sem sabão e trocado a cada mês. Confira as dicas de uma especialista para fazer um bom cafezinho.


Maritaca toma café todos os dias

Ave vive com família que mantém um cafezal no centro do estado de São Paulo. Busca por um grão superior inclui muitos cuidados especiais. Colheita é fundamental.


Deficientes visuais aprendem a avaliar um bom café

Professor diz que basta ter um bom olfato e um bom paladar para ser um excelente degustador.


Brasileiros descobrem pé de café naturalmente descafeinado

Novidade é guardada a sete chaves. Mudas são originárias da Etiópia, berço de todos os cafés.


"Café é uma bebida funcional, ou seja, faz bem para a saúde"

Médico diz que a bebida tem mais ferro, zinco e potássio do que qualquer isotônico ou água mineral.

Clique aqui para ouvir partes selecionadas do chat com o Dr. Darcy Lima após o programa.

Transcrição do bate-papo

Rita, Maceió/AL: tenho vicio de comer pó de café. Gostaria de saber se faz mal.

Darcy Lima: não faz mal. Existem jovens nos Estados Unidos que mascam grãos de café. É uma semente de uma fruta. O café é saudável com moderação.

Geraldo: café sem açucar e frio faz bem ou mal a saúde?

Darcy Lima: o café pode ser consumido de todas as formas. Não há diferença nos efeitos de acordo com a forma. O importante é que ele seja puro e com uma torra adequada. O Brasil é o único país do mundo em que existe controle de qualidade na torra do café. Não adianta o belo de um grão ser exportado, sem saber o que se faz no Brasil. Muitos expressos italianos torram demais o café.

Sônia: gostaria de saber se o café solúvel mantém as mesmas características do café em pó?

Darcy Lima: o café solúvel não mantém todas as características, principalmente em relação ao aroma. Tem as propriedades saudáveis dos compostos solúveis, mas o próprio aroma pode ser benéfico.

Florisvaldo, Feira de Santana/BA: café causa gastrite ou até mesmo úlcera?

Darcy Lima: o café não causa doença em doses moderadas de 4 xícaras ao dia. Pessoas que tenham essa doença, o café pode causar desconforto e até prejudicar a doença. Pessoas saudáveis não são prejudicadas.

Miriam: qual a quantidade máxima de café recomendada para uma pessoa adulta por dia?

Darcy Lima: são de três a quatro xícaras. Meio litro divido em quatro doses durante o dia. Acima disso, a pessoa pode sentir intolerância gástrica, pode ter palpitações, ansiedade, pânico.

Geraldo: dizem que tomar café depois do almoço tira as vitaminas da comida, isto é verdade?

Darcy Lima: não é verdade. Ele não tira nenhuma vitamina, não tira o cálcio e nem intefere na absorção do ferro e do cálcio. Isso não ocorre. Nas mulheres durante a menopausa, não é recomendado o consumo de café acima de 8 xícaras. O café tem ferro, zinco e potássio.

Roberto, Rio de Janeiro/RJ: boa noite! Existem evidências que o café aumenta a produção de adrenalina no sangue e conseqüentemente os níveis de açúcar no sangue?

Darcy Lima: a pessoa que nunca tomou café, pode ter essa reação. Ele fica estimulado, mas ele se adapta. Tomando regularmente, o organismo se adapta. É como exercício físico. O café não causa vício, ele é um hábito saudável.

Rogério: só gostaria de saber quais os efeitos do café nos dentes

Darcy Lima: isso é um outro mito. Para tingir os dentes ou qualquer outra coisa precisa ter um contato permanente. O café passa tão rápido pela boca que não dá tempo de tingir. Se isso fosse possível, o tomate deixaria nossos dentes vermelhos. Geralmente se associa o café com o tabaco e isso que tinge o esmalte dos dentes.

Geraldo: para quem fuma, qual é a relação de tomar um café e logo após acender uma cigarro?

Darcy Lima: a pessoa que fuma é um dependente pois tem o perfil de uma depressão leve. O café é um agente que previne a depressão. Se ele tomasse mais café, diminuiria o consumo de tabaco.

Gustavo: qual a diferença das propriedades dos diferentes tipos de café como extra forte, espresso, etc?

Darcy Lima: um ponto muito importante é a torra. O grau é elevado a duzentos graus de temperatura. No momento em que a torra for excessiva, muito escura, ele terá só cafeína. O extra-forte possui a torra excessiva e é menos saudável.

Jorge Vivas: boa noite, o que é melhor para saúde, café preto ou com leite?

Darcy Lima: o melhor para as crianças é café com leite, pois o leite é um alimento. É recomendado para jovens e idosos para repor o cálcio. Para adultos, é perfeitamente benéfico tomar o café puro e brasileiro, que tem o melhor controle de qualidade.

Michelle, Ponta Grossa/RS: boa noite! Para quem não toma café é possível ingerir as substâncias benéficas com outra bebida?

Darcy Lima: não. O café é único e exclusivo. Os energéticos possuem cafeína e tem corantes e adoçantes que são cancerígenos.

Darcy Lima fala para a plateia: o café tem diversos compostos conhecidos. 1% de cafeína, 1% de vitamina B3, 10% de antioxidantes, 3% de lactonas que previnem diabetes, depressão, suicídio etc. Ferro, zinco e potássio em abundância. São esses outros compostos que ajudam a ser a bebida mais saudável do que as que só tem cafeína.

Leti: na reportagem foi mencionado que o aroma do café tem influencia nas áreas do cérebro que "indicam" o prazer da pessoa. Uma pessoa que não gosta de café tem a mesma reação ao aroma do café?

Darcy Lima: a pessoa que não gosta de café tem os circuitos do cérebro não preparados para os prazeres do café. Ela só não sentirá o mesmo prazer.

Figueroa: café aumenta a ansiedade em pessoas com transtornos de ansiedade?

Darcy Lima: pessoas doentes não devem tomar café. O café não é remédio e pode prejudicar pessoas doentes. O café é uma bebida saudável para pessoas manterem a saúde.

Noelson, Belo Horizonte/MG: existem muitos cosméticos feitos à base de café, como cremes para redução de celulite. É comprovada essa eficácia?

Darcy Lima: há evidências de que o café possa preservar o tegumento cutâneo, prevenindo a flacidez.

Karolayne: o café ajuda no emagrecimento, ou o seu consumo pode engordar?

Darcy Lima: se não botar açúcar ele é naturalmente dietético. O café não engorda. A cafeína diminui a absorção de glicose. Não há ainda evidência convincente, mas é possível que uma dieta com café possa ajudar a emagrecer.

Darcy Lima fala para a plateia: É importante valorizarmos o nosso Brasil, nossos valores. O mundo mudou quando passou a consumir café. Toda a abertura intelectual da humanidade começou no consumo do café. Nossas crianças devem começar a tomar café no lugar de bebidas artificiais.

Moderador fala para a plateia: Fim de chat. Obrigado pela participação de todos e uma ótima noite!

As informações são do portal da Rede Globo, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CRIATÓRIO SUDOESTE

GUANAMBI - BAHIA

EM 02/02/2021

torrar cafe e depois mexer com agua. aleja?mito ou verdade?
ROSANGELA ARAUJO

EM 06/11/2020

Como po de cafe toda tarde um colher de chatr por dia isso faz mal
EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 06/11/2020

Olá Rosangela, tudo bem? Acreditamos que não seja aconselhado comer o pó de café.
VANESSA DA SILVA

EM 25/10/2018

Eu gosto muito de comer grãos de café torrado. Como em pequenas quantidades pelo menos duas vezes ao dia. Gostaria de saber se faz mal?
EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 25/10/2018

Oi Vanessa, tudo bem? Acreditamos que não faça mal, mas é importante se atentar a alguns pontos, como a quantidade que você está ingerindo (da mesma forma que não é bom tomar em excesso o café como bebida), a procedência dos grãos e o tipo de torra que ele teve... Produtos muito torrados não são aconselháveis. :)
SOLANGE OLIVEIRA

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 06/07/2014

sou viciada em mascar o pó ou a semente de café, mas sempre me preocupei se isso não forçava meu rim trabalhar mais pra filtrar o mesmo... gostaria de ter uma resposta quanto a isso.

obrigada

Solange de Oliveira
KLEBER JOSÉ DIAS

SÃO PAULO - SÃO PAULO - VAREJO

EM 17/08/2009

Gostei muito da reportagem, pois quebrou muitos tabus sobre o café. Agora vai dar para dialogar com nossos clientes melhor, pois é uma ferramenta muito importante no nosso dia-a-dia com os clientes.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures