ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Gigante do café será vice-líder no Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/05/2014

3 MIN DE LEITURA

1
0
Anunciada ontem, a joint venture Jacobs Douwe Egberts (JDE), nova gigante do café que resultará da fusão entre as multinacionais D.E. Master Blenders 1753 (antiga operação de café da Sara Lee) e a Mondelez, não significará, pelo menos no curto prazo, mudanças significativas para os consumidores no Brasil, de acordo com o Valor Econômico.

Mas, se por um lado a JDE "apenas" preservará, em um primeiro momento, a fatia do mercado doméstico de torrado e moído da D.E. Master Blenders 1753, segunda do ranking nacional, por outro terá maior escala e um portfólio mais amplo de marcas para acelerar seu avanço no país, cuja demanda interna só perde para a americana.

De acordo com o Valor, atualmente, a participação da D.E. Master Blenders na receita total das vendas domésticas de café torrado e moído é de 18,4%, conforme informações da própria companhia. Essa fatia é garantida por marcas conhecidas como Pilão e Café do Ponto, no passado adquiridas pela americana Sara Lee.

Essa forte penetração fez o Brasil responder por 18% da receita global da D.E. Master Blenders em 2013 (US$ 3,4 bilhões), de acordo com comunicado divulgado ontem pelas parceiras. A Mondelez, por sua vez, ainda não tem operações de café no varejo brasileiro, mas confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a nova JDE terá escala e foco para investir de forma mais eficaz no país e em outros mercados emergentes.

A gigante que resultará da união, na qual a Master Blenders terá 51% e a Mondelez, 49%, terá sua sede na Holanda e, para sair do papel, ainda depende da aprovação de autoridades antitruste no exterior - e no Brasil. Sua receita anual será superior a US$ 7 bilhões Guilherme Braga, diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), diz que as duas empresas - Mondelez e D.E. Master Blenders 1753 - fazem parte de um grupo de seis ou sete empresas que dominam o segmento de café no mundo e que representam 55% do mercado nos países importadores do grão, de todas as origens.

Embora Braga tenha realçado que o anúncio da fusão não deixou claro se ela ocorrerá em todas as frentes de atuação (compra de commodity, industrialização e comercialização) ou apenas em operações de atacado e varejo, ele aponta que as informações disponíveis sugerem que o poder de compra, ou de "manobra" da nova empresa, será de fato maior.

Analistas reforçaram que, como terá maior escala e poder de compra, a JDE tende a ter vantagens em momentos como o atual, em que os preços da commodity subiram muito, em curto espaço de tempo, por conta da queda da produção brasileira, provocada pela seca. O Brasil é o maior país produtor e exportador de café do planeta.

Para a empresa de pesquisa Mintel, a nova empresa se tornará um "sério" concorrente para a suíça Nestlé, que domina quase um quarto das vendas globais de café. Em comunicado, a Mintel estimou que a JDE concentrará cerca de 11% das vendas globais de café.

A Mintel acrescenta que a fusão é marcada por uma importante "simetria geográfica", já que a Mondelez tem boa presença em mercados vitais como EUA e China e a Master Blenders é forte no Brasil. "Espere por mais consolidação no mercado mundial de café nos próximos 12 meses", avisa Jonny Forsyth, analista da Mintel, no comunicado.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Américo Sato, disse ao Valor que espera que a JDE "caminhe para o sentido positivo" do esforço da indústria de melhorar a qualidade do café torrado e moído vendido no país. Para ele, a nova empresa deverá colocar foco no desenvolvimento de novos produtos vendidos, sobretudo em monodoses. Segundo Sato, a concentração na industrialização de café no começou há cerca de 15 anos no Brasil e a melhor forma de crescer é por meio de aquisição de marcas regionais.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pelo CaféPoint
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUCIANO DIAS

EM 09/05/2014

Mais um concorrente no mercado de café moido

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures