ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Forte demanda global anima indústria de fertilizantes

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/01/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
As companhias de fertilizantes estão otimistas com a crescente demanda global pelos produtos, que parece crescer de 2% a 3% por ano. Um dos principais investidores no setor é a mineradora brasileira Vale, que espera despender US$ 12 bilhões nos próximos sete a dez anos para impulsionar a produção de fertilizantes dos 10 milhões de toneladas atuais para cerca de 26 milhões de toneladas. "Acreditamos que será um grande negócio", disse o gerente geral de comércio e vendas globais, Edson Souki, em uma conferência realizada ontem em Lima.

Os fundamentos são sólidos, segundo Souki, e incluem o forte crescimento da renda nos mercados emergentes, a urbanização e a consequente pressão sobre a terra disponível para cultivo. Os três pilares da indústria de fertilizantes são potássio, nitrogênio (originado na amônia e na ureia) e fósforo. O maior risco para a indústria é a volatilidade dos preços, segundo autoridades da indústria. Outra grande dúvida está no mercado chinês, ainda muito desconhecido.

O vice-presidente de marketing da Canpotex na América Latina, Max de Armendi, maior distribuidora global de potássio, comentou que 2010 foi um ano de "recuperação" da indústria. Para ele, o futuro é "positivo", pois a demanda média por potássio deve crescer 9% anualmente no curto prazo. A Canpotex pertence à Agrium, à Mosaic e à Potash.

Armendi acrescentou que o otimismo para os fertilizantes se baseia na demanda crescente por proteína animal de alta qualidade e por óleos vegetais. Outros fatores impulsionam a demanda, como o aumento do consumo de alimentos na China e na Índia, assim como as necessidades do setor de biocombustíveis.

Perguntado sobre o cenário de curto prazo para os preços dos alimentos, Patrick Heffer, da Associação Internacional da Indústria de Fertilizantes, afirmou que a alta deve continuar "pelo menos até abril ou maio", quando começar a temporada de plantio 2011 no Hemisfério Norte. Depois disso, ele avalia que os preços dependerão das condições climáticas e dos prospectos de produtividade.

James Mann, do grupo Farmers of North America, que representa cerca de 20 mil produtores, alertou que, se as margens de lucro do agricultor forem comprimidas pela elevação dos preços dos fertilizantes, a motivação dos produtores familiares para o cultivo de alimentos pode ser prejudicada. Segundo Mann, a agricultura familiar representa 90% do total no mundo.

A matéria é de Filipe Domingues, para Agência Estado, com informações da Dow Jones, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures