ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fertilizantes: estatal ainda é uma hipótese, diz Lobão

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/03/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou hoje que o segmento de fertilizantes receberá um tratamento específico dentro do Código de Mineração. O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do ministério, Claudio Scliar, acrescentou que o segmento será debatido separadamente. Lobão afirmou, no entanto, que a possibilidade de criação de uma estatal está ainda no campo das hipóteses. "Não é uma decisão", afirmou o ministro, acrescentando que o governo ainda chegará à conclusão sobre suas necessidades.

Se for confirmada a criação da estatal, o governo estudará então se a empresa atuará na produção ou apenas na coordenação da produção. "O ministro Stephanes tem a preocupação, como eu, sobre a dependência agrícola da importação de fertilizantes", disse Lobão. Segundo ele, as importações de fertilizantes chegam a representar 65% das necessidades totais do País. Por isso, de acordo com Lobão, foi criada uma comissão interministerial para estudar a questão.

Ele não informou quando pretende entregar as propostas específicas sobre fertilizantes ao presidente Lula. Mais cedo, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, informou que terá audiência com o presidente no próximo dia 29 e que, na ocasião, discutirá o assunto.

O ministro de Minas e Energia afirmou que a mudança do Código de Mineração não representará alterações arbitrárias de regras. "Ninguém vai estuprar ninguém. Vão se seguir as regras", disse. Lobão explicou que, apesar das possíveis mudanças, o governo não tomará nada de ninguém que esteja atuando dentro das regras.

Ele disse que agora haverá prazos para a concessão e que, até então, os contratos eram eternos porque faltava fiscalização. Segundo Lobão, com a entrada em vigor do novo código, a fiscalização por parte da agência reguladora será mais intensa. O ministro acrescentou que os detentores da concessão terão de cumprir nada menos do que as regras existentes no código atual e que apenas irão para a caducidade as concessionárias que não cumprirem as normas. "Não somos contrários aos investidores. Somos favoráveis", disse.

As informações são da Agência Estado, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures