ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fenicafé comemora sucesso de sua 18ª edição

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/03/2013

3 MIN DE LEITURA

0
0
Apesar da crise que assola o setor cafeeiro, a Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) comemora mais uma vez o sucesso da Fenicafé 2013. A ACA estima que cerca de 20 mil pessoas entre produtores, empresários, comunidade científica, estudantes e comerciantes ligados à cafeicultura brasileira, representando 150 cidades de 12 estados Brasileiros, tenha passado pelo evento, durante os três dias de sua realização. Pesquisadores especialistas em Cafeicultura Irrigada expuseram as mais recentes pesquisas, em um encontro que congrega simultaneamente três eventos: 18º Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado; - 16ª Feira de Irrigação em Café do Brasil; - 15º Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.

Realizada com o objetivo divulgar a importância da irrigação e seus sistemas, a Fenicafé em 2013 apresentou lançamentos de produtos e equipamentos, bem como os resultados de pesquisas para o incremento da produtividade e da qualidade do café do cerrado brasileiro. O evento é uma realização da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) - Café do Cerrado Brasil e conta com o apoio da Embrapa/Café - Prefeitura Municipal de Araguari, Ministério da Agricultura e Sebrae/MG. 60 expositores ocuparam os 85 stands da feira, que além de cursos e palestras reservou muitas atrações aos participantes.

O presidente da ACA, Nivaldo Ribeiro de Souza, disse que a Fenicafé 2013 vem evoluindo a cada ano. “Mais uma vez tivemos excelentes palestrantes. Eles trouxeram para Araguari o mais alto nível de informação em cafeicultura irrigada. Com certeza o produtor, que busca a baixa do custo e o aumento da produtividade, conseguiu novos conhecimentos para sua propriedade”, ressalta.

Souza destaca também a presença de importantes autoridades nacionais e internacionais, relacionadas ao setor cafeeiro, entre elas o destaque para o diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Robério de Oliveira Silva; o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento; o Secretário de Agricultura do Estado de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima; o Secretário Nacional de Irrigação, Guilherme Augusto Orair; o presidente do Conselho Nacional do Café, deputado federal Silas Brasileiro, entre outras.

Entre agradecimentos, Nivaldo Ribeiro de Souza falou mais uma fez sobre a importância da Fenicafé para o setor cafeeiro. “Nosso evento procura trazer não só novidades em tecnologias e implementos, mas como também o conhecimento para o produtor. O que ele aprende aqui pode utilizar em sua lavoura”, destaca.

“O café está em nosso sangue. Está no nosso coração”, afirma o prefeito de Araguari, Raul Belém. Para ele, a Fenicafé divulga não só as novidades da cafeicultura, mas também as potencialidades de Araguari.

Dia Mundial da Água - O encerramento da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura coincidiu com o Dia Mundial da Água, comemorada no dia 22 de março. Para celebrar a data foi proposto aos alunos da rede pública municipal de ensino um concurso de redação com tema: “Água Fonte de Vida”, onde foram premiadas as três melhores redações da rede municipal de ensino de Araguari. “Queremos mostrar, que apesar de sermos um evento que trata de irrigação, estamos preocupados com esse recurso que é tão importante na nossa vida. Não existe vida sem água. Por isso, é importante conscientizar as nossas crianças quanto à preservação da água”, analisa Souza. Para ele, essas crianças são multiplicadoras de informação. “O que aprenderam aqui, passam para os colegas e também para sua família”.

Discursos e polêmicas - Durante a abertura, o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), deputado federal Silas Brasileiro, mais uma vez se posicionou contrário à liberação de financiamentos para novos plantios, para não afetar o delicado equilíbrio entre oferta e demanda, provocando consequências negativas ainda maiores nos preços pagos aos produtores. “No mercado especulativo, os preços estão caindo, há falta de renda e os estoques estão baixos. Até quando vamos suportar esta situação? Até quando o produtor vai resistir?”, questiona. “É muito bom produzir 60 milhões de sacas, mas tem uma lei que é imutável: a lei da oferta e da demanda. Se tem muita oferta do produto o preço tende a cair”.

Já a perspectiva do secretário de Agricultura do Estado de Minas, Elmiro Nascimento, é de crescimento. “Sabemos que o preço do café não é satisfatório, mas temos a plena certeza que isso vai melhorar e as ações do governo estão direcionadas para isso. Hoje fazemos um esforço muito grande para alavancar nossa produção, junto com parceiros importantes como o Banco do Brasil, Sebrae e cooperativas, que financiam este crescimento. O preço do café não tá bem, mas o resto tá excelente. É hora de acreditarmos e produzirmos cada vez mais para que possamos melhorar a condição deste pais”, finaliza.

As informações são da organização do evento.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures