ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Federacafé: "Não é viável cultivar café robusta na Colômbia"

MERCADO

EM 06/06/2012

0
0
"O debate cafeeiro tem que subir de nível". Dessa forma, respondeu o gerente geral da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia (Federacafé), Luis Genaro Muñoz, a um relatório preliminar que foi publicado na página do Banco de la República na internet sobre a fraca colheita do grão.

O relatório propõe o cultivo da variedade robusta, uma das mais produzidas no mundo, na região da Orinoquia. Porém, a simples ideia foi descartada pelo dirigente. "Queria conhecer o primeiro membro relevante no mundo do café ao qual ocorra essa ideia. Nem os brasileiros, nem os vietnamitas (seus principais competidores) conseguiram tecnificar o cultivo de robustas".

Esse contraponto se deve à queda da produção colombiana de café, que passou de mais de 12 milhões de sacas de 60 quilos em 2007 para cerca de 8 milhões em 2011. Nesse período, a produtividade passou de 16,4 sacas por hectare para 10,8 sacas.

Para a Federação, as razões dessa queda obedecem às três condições: o inverno, agravado pela onda invernal do último ano e meio; a crise da Europa, que levou o país a investir em commodities (bens naturais) e, agora, estão vendendo seus inventários; e uma terceira que se soma à disputa. "Alguns respeitados membros se esquecem do fenômeno da valorização", disse Muñoz, que solicitou a compra de mais dólares para estabilizar a taxa de câmbio.

Em médio prazo, a Federacafé espera que a melhora no clima ajude a melhorar a colheita, tal como ocorreu em maio, quando foram colhidas 550.000 sacas, o melhor resultado dos últimos quatro anos para esse mês. Segundo Muñoz, se o bom tempo continuar, é possível que a colheita de café de 2012 conclua com 7,8 milhões de sacas. Por isso, a Federação traçou o objetivo de aumentar a produtividade para mais de 15 sacas por hectare.

A reportagem é do Elespectador.com, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.