ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

FAO cobra nova revolução verde para alimentação global

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/06/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Revolução Verde da década de 1960 salvou quase 1 bilhão de pessoas da pobreza e produziu uma quantidade de alimentos suficiente para sustentar a duplicação da população global para 6 bilhões de pessoas até o ano de 2000. Com as safras de alta produtividade, as técnicas de irrigação e o uso generalizado de agroquímicos, os agricultores do mundo em desenvolvimento elevaram a produção de 800 milhões de toneladas para mais de 2,2 bilhões de toneladas naquela época.

Contudo, com o crescimento da produtividade agora desacelerando e a população mundial propensa a atingir 9 bilhões nos próximos 40 anos, especialistas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) cobram uma revolução nova e ainda mais verde.

Uma nova iniciativa da FAO, divulgada hoje, argumenta que décadas de agricultura intensiva saquearam os recursos naturais do mundo, causando a degradação de terras, minando o abastecimento de água e contribuindo enormemente para a mudança climática. "O atual paradigma de produção agrícola intensiva não é capaz de vencer os desafios do novo milênio", informou a organização em seu relatório intitulado "Save and Grow".

Soma-se aos desafios o fato de que a quantidade de áreas disponíveis para cultivo é limitada, enquanto a demanda - impulsionada por um crescente apetite por carnes e pelo desvio de safras para produção de biocombustíveis - cresce exponencialmente.

A entidade prevê que, até 2020, os países industrializados podem usar anualmente 150 quilos de milho por cabeça na forma de etanol, um aumento similar à taxa de cereais destinados à alimentação nos países em desenvolvimento. Em vez disso, o relatório exige uma nova abordagem que reduzirá a contribuição da agricultura à mudança climática, capacitando os 2,5 bilhões de pequenos produtores por meio de métodos de cultivo mais sustentáveis. Atualmente, o setor emite quase um terço dos gases do efeito estufa no mundo.

Quase US$ 209 bilhões por ano precisarão ser aplicados na agricultura, incluindo a melhoria do acesso à alta produtividade e às variedades de sementes transgênicas, o aperfeiçoamento do uso de fertilizantes naturais, a redução da dependência de pesticidas e o uso mais eficiente da água, estima a FAO.

"Para crescer, a agricultura precisa aprender a economizar", afirmou o diretor-geral da organização, Jacques Diouf. O relatório surge antes de ministros de Agricultura do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) se reunirem na próxima semana para discutir modos de combater a insegurança alimentar. Entre as propostas, estão a criação de um sistema de previsão coordenada para as culturas e uma maior transparência nos mercados de commodities.

"Seja qual for o investimento e por mais que seja feito, deve ser canalizado para novos produtos e para intensificação da produção em terras existentes", disse Amit Roy, presidente e executivo-chefe do Conselho Internacional de Desenvolvimento de Fertilizantes. Segundo Roy, os produtores no mundo em desenvolvimento precisam ter maior acesso à melhor tecnologia, se quiserem elevar a produtividade sem expandirem as terras em cultivo. "Eles estão usando tecnologia velha em um mundo que mudou", afirmou ele.

A Revolução Verde de meio século atrás ajudou os agricultores a explorar os recursos naturais para criar mais com menos. A nova revolução agora deve nos ensinar a economizar o que temos que preservar para o futuro.

As informações são da Dow Jones, publicadas pela Agência Estado, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures