ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Faesc analisa criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/10/2013

3 MIN DE LEITURA

2
0
Faesc analisa criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural
Retenção da população no campo, melhoria da qualidade de vida da famílias rurais e elevação dos níveis de renda e de produtividade são os resultados esperados pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER).

O órgão federal – cuja criação acaba de ser aprovada pela Câmara dos Deputados – terá a incumbência de executar políticas nessa área, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável no meio rural e coordenar programas de assistência técnica e extensão rural que resultem na incorporação de inovações tecnológicas pelos produtores rurais.

A agência dará prioridade para a assistência e a extensão direcionada aos agricultores e empreendedores familiares e aos médios produtores rurais. Funcionará como um serviço social autônomo, nos moldes do Sistema S. O Executivo federal fará um contrato de gestão com a ANATER, no qual serão estipuladas as metas, os prazos e responsabilidades, assim como os critérios objetivos para avaliar o uso dos recursos repassados.

A ANATER promoverá a incorporação de inovações tecnológicas pelos produtores rurais. Uma das formas de fazer isso será a integração dos sistemas de pesquisa agropecuária e de assistência técnica e extensão rural. Entre as competências da agência previstas no projeto estão a contratação de serviços de assistência e extensão e articulação com os órgãos públicos e entidades privadas do setor, inclusive os estaduais.

Duas novas competências foram incluídas pelo relator: a realização de esforços para universalizar os serviços dessa natureza para os agricultores familiares e os médios produtores rurais; e promover a articulação com os órgãos estaduais para harmonizar a atuação em cada estado e ampliar a cobertura da prestação de serviços aos beneficiários.

A ANATER terá uma diretoria executiva composta por um presidente e três diretores, um conselho de administração com 11 integrantes e um conselho fiscal de três membros. O presidente e os diretores-executivos da agência terão mandatos de quatro anos, com nomeação pela Presidência da República. Um dos diretores deverá ser da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com atribuições relacionadas à área de transferência de tecnologia, vedada a acumulação de remuneração.

O presidente da FAESC José Zeferino Pedrozo realça que a reestruturação da assistência técnica e extensão rural nos Estados é necessária porque o atual serviço, por uma série de razões, não está mais satisfazendo as expectativas dos agricultores familiares de Santa Catarina sendo considerada baixa sua eficiência social em vista dos custos de sua manutenção e dos seus resultados concretos.

Essa constatação foi obtida durante os encontros regionais organizados pela FETAESC, FAESC e OCESC e o seminário estadual sobre um novo serviço público para a agricultura de Santa Catarina, levado à efeito em 1997 na cidade de Florianópolis. Foram diagnosticados diversos aspectos relacionados com a estrutura, a gestão e o financiamento atuais do serviço bem como apontados indicadores para uma situação futura desejada pelos agricultores.

RECOMENDAÇÕES

Entre as reclamações mais recorrentes dos agricultores estão a falta de participação efetiva dos beneficiários no processo administrativo e na definição das diretrizes programáticas, o pouco tempo distendido junto aos agricultores no trabalho de campo em razão do tempo excessivo dedicado a atividades burocráticas.

Na opinião de Pedrozo, os técnicos da ANATER devem ter presença efetiva no campo, com estruturas intermediárias enxutas, estruturas de execução descentralizadas e comando unificado. A atuação deverá ser profissionalizada visando inibir ingerências negativas ao desempenho dos técnicos e do serviço como um todo. Deve haver sistemático acompanhamento, controle e avaliação da execução dos programas de trabalho mediante relatos de resultados e auditorias técnicas periódicas. A capacitação inicial e a reciclagem permanente dos quadros técnicos devem guardar sintonia com a filosofia e as diretrizes definidas para o serviço assim como avaliação de desempenho sistemática do pessoal técnico e administrativo.

As informações são da MB Comunicação Empresarial/Organizacional.

 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ADRIANO MARCELO RIGON

CHAPECÓ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/10/2013

me parece ser mais um cabidão. ainda sonho com um técnico do setor público na minha propriedade, trazendo idéias, apresentando tecnologias, mostrando caminhos para captação de recursos para investimentos (modernização) e conhecedor pleno da atividade (no meu caso leite), sonho, sonho, sonho,.....
PAULO R. F. MÜHLBACH

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/10/2013

A pergunta que não quer calar: o fará o pessoal da EMATER?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures