ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Exportações de café solúvel devem apresentar aumento este ano

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/02/2018

1 MIN DE LEITURA

0
0

Segundo a indústria de café solúvel do Brasil, 2018 pode alcançar o recorde batido em 2016, já que a perspectiva é de uma safra volumosa. É esperado que o mercado seja recuperado e as exportações elevadas, após um 2017 difícil por conta das grandes perdas de safra capixaba por conta da seca.

Como o Espírito Santo é o maior estado produtor de conilon, variedade usada na produção do produto, o Brasil obteve um menor volume interno, perdendo negociações para concorrentes como a Ásia devido à dificuldade de obter matéria-prima no mercado a preços adequados. Atualmente, as cotações da variedade estão em torno de R$ 320, enquanto que em 2016 chegaram a R$ 550 a saca.

Segundo Pedro Guimarães, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), o setor está otimista com a possível recuperação. “As exportações têm todo o potencial para voltar aos níveis de 2016. Não vai faltar café, principalmente conilon. Não haverá concorrência com a torrefação, mesmo que queiram aumentar a variedade no blend”, afirmou.

No ano recorde de 2016, as exportações brasileiras chegaram a 3,87 milhões. Em 2017, houve uma queda de 10,6%, baixando este número para 3,46 milhões de sacas. Conforme dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), com o declínio, foi encerrado um ciclo de aumento nos embarques, que vinha sendo registrado desde 2014.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), este ano, a produção geral brasileira pode chegar a um recorde de 58,51 milhões de sacas, sendo 44,55 milhões de arábica e 13,96 milhões de café conilon. Com este possível aumento de 30%, em comparação ao ano passado, 2018 poderá ser um ano de bienalidade positiva nas lavouras do País.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures