ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Espaço café Bahia mostra potencial do café de qualidade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/11/2009

3 MIN DE LEITURA

0
0
O Espaço Café Bahia foi realizado pela primeira vez no quarto maior Estado produtor de café do Brasil, a Bahia. O evento aconteceu de 27 a 30 de outubro de 2009, no Centro de Convenções, em Salvador, dentro da Fispal Bahia. O objetivo do evento foi reunir, em uma área setorizada, representantes de toda a região Nordeste da cadeia do café de qualidade, que conta com produtores, torrefadores, fabricantes de máquinas e acessórios de café, donos de cafeterias e restaurantes e outros profissionais do setor. "Há quatro anos lançamos o Espaço Café Brasil, a maior feira de cafés do País, que é realizada em São Paulo. O Espaço Café Bahia surgiu com a ideia de regionalizar o evento nacional e aproximar ainda mais todos os envolvidos neste setor", explica Caio Alonso Fontes, sócio e diretor de planejamento da Café Editora, organizadora do evento.

O Estado baiano tem estimativa de produzir 1,9 milhão de sacas no ano de 2009, sendo 1,3 milhão da espécie arábica. Além da produtividade o Estado também tem se destacado pelo crescente número de cafeterias e empresas de produtos de café que são abertas anualmente na região. Enxergando todo o potencial, Caio destaca: "A tendência do café gourmet é que haja um crescimento contínuo. Aqui em Salvador o mercado está crescendo 25% ao ano, no País a média é de 15%". Somente no novo Salvador Shopping mais de 30 pontos de café foram abertos entre cafeterias, restaurantes e quiosques.

Várias marcas participaram do Espaço Café Bahia, como Arte Café, Café Bahia, Grão da Chapada, Italian Coffee, Monin e Flari. Durante os quatro dias, o evento teve grande visitação de proprietários de cafeterias e empresários do setor, além também da realização do 9º Campeonato Brasileiro de Barista - Etapa Bahia com a disputa de três lugares para o nacional que será realizado no início de 2010. No total 12 competidores prepararam em 15 minutos: quatro espressos, quatro cappuccinos e quatro drinques de criação na máquina oficial La Spaziale. A head judge da prova foi a barista tricampeã nacional Sílvia Magalhães. Os participantes foram Alessandra Portela (Lucca Cafés Especiais); Bruno da Silva Santos (Feito a Grão); Édson Antônio da Silva Macedo (Feito a Grão); Hebert Ricardo Bispo de Jesus (BBC); Jardel Alves Pereira (Feito a Grão); Joice dos Santos (Lucca Cafés Especiais); Juvenal Gonçalves Júnior (John John Café); Luis Fernando dos Santos (Casa Café); Mariela Evangelista Rastelli (Feito a Grão); Misael Lima do Nascimento (Chez Café); Nadson Santana Gusmão dos Santos (BBC) e Nailton de Jesus Bastos Reis (Café Bahia).

Para as finais, realizadas em 29 de outubro, classificaram-se seis baristas e o grande campeão foi Luis Fernando dos Santos, da Casa Café. Os outros dois classificados para o campeonato nacional foram Alessandra Portela e Joice dos Santos, ambas do Lucca Cafés Especiais. O vencedor, barista há oito anos e há três morando em Salvador, destacou-se na apresentação e no drinque de assinatura. Fernando uniu a uma dose de espresso ingredientes diferentes como cascas e sementes de tomates vermelhos maduros com açúcar, água, canela e cravo-da-índia e panna cota aromatizada com xarope de limão siciliano. O espresso é um blend da Fazenda Divino Espírito Santo, de Piatã (BA), de grãos natural e cereja descascado.

O Espaço Café Bahia prevê crescimento para o próximo ano na segunda edição da Fispal Bahia: "É uma região que precisa de incentivo e de eventos como este, que mostram a força do mercado para todos os envolvidos. Pretendemos triplicar a área de exposição em 2010, investindo mais para atrair grande público e empresas do setor", destaca Caio. No ano que vem, o Espaço Café Bahia será realizado de 26 a 29 de outubro no Centro de Convenções, em Salvador, dentro da 2ª Fispal Bahia.

Sobre a café editora

A Café Editora nasceu em 2003 com o lançamento da revista Espresso, uma publicação sobre café de referência no mercado editorial brasileiro. Desde 2006 realiza o Espaço Café Brasil, principal feira de cafés de qualidade do País que anualmente reúne toda a cadeia cafeeira, desde o produtor até o apaixonado pela bebida, que se encontram para fazer negócios, trocar informações e criar novos relacionamentos no setor, por meio da exposição de produtos e dos diversos eventos paralelos.

Nesses seis anos a empresa também se especializou na comunicação de diferentes setores, por meio de diversas plataformas de conteúdo e ajudou empresas e marcas a se relacionar melhor com seus clientes, criando ferramentas eficientes de comunicação com o foco no conteúdo customizado de qualidade.

Mais informações

www.cafeeditora.com.br
contato@cafeeditora.com.br
Tel: (11) 3586-2233

Espaço Café Bahia

Fispal Bahia 2010
26 a 29 de outubro de 2010
Salvador (BA)







Crédito: Juscelino Moreira - Stúdio Kin Kin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures